Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Apresentação oficial da Carruagem Celular. Uma “Nova viatura” em Exposição no MNCoches

 

 

No dia 1 de outubro, às 17h00, realizou-se no Museu Nacional dos Coches a apresentação oficial de uma Carruagem Celular para transporte de reclusos, um exemplar único no contexto da atrelagem europeia.

Resultante de uma iniciativa do MNCoches e consequentemente da assinatura de um protocolo celebrado entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a Direção-Geral do Património Cultural / MNCoches, o  restauro deste veiculo  foi viabilizado, com apoio mecenático da Fundação Millenium BCP, permitindo a apresentação ao público,  deste peculiar exemplar.

A Cerimónia contou com intervenções da Ministra da Cultura (Dra. Graça Fonseca), da Ministra da Justiça (Dra. Francisca Van Dunem), que descerraram a legenda explicativa da carruagem, do Diretor Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Dr. Rómulo Mateus), do Presidente da Fundação Millennium BCP (Embaixador António Monteiro), (o responsável pelo restauro) estrutural da viatura (Senhor António Lopo de Carvalho) e da Diretora do MNCoches (Dra. Sivana Bessone). Entre os outros representantes institucionais destacamos a comparência do Diretor-geral do Património Cultural (Eng. Bernardo Alabaça) e do Subdiretor da DGPC (Dr. Rui Santos), agradecendo naturalmente a presença de todos os convidados e equipa do museu.

Construído no século XIX, era habitualmente atrelado a quatro mulas e tinha capacidade para deslocar, de forma segura e individualizada, seis reclusos.

Tendo estado, desde o século XIX, ao serviço no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), em 1913, por indicação superior do Ministro Afonso Costa, terá sido substituído por um outro veículo, já com motor.

O incontornável interesse histórico e patrimonial deste exemplar permite que, no contexto da atrelagem europeia, seja considerado um bem único. A sua conservação e integração no percurso musealizado do MNCoches representam, sem dúvida, uma enorme mais-valia para todos. Venha visitar-nos para conhecer de perto esta curiosa viatura…