Viatura de aparato mandada construir pelo imperador José I da Áustria, para o casamento de sua irmã, D. Maria Ana com o rei de Portugal D. João V. Chegou a Lisboa por mar numa frota de 11 naus.
Ficha Técnica
- Século
- XVII
- Viatura
- de aparato
- Trabalho
- Austríaco / Holandês?
- Inv
- V 0006
- Dimensões
- 684 x 208 x 292 cm
1 – Coche de caixa fechada decorado em estilo francês Luís XIV.
2 – O exterior totalmente revestido por um riquíssimo trabalho de talha dourada é todo ele alusivo tanto às virtudes da Rainha como ao Poder Real, simbolizado pela figura do leão coroado que se repete em toda a decoração.
3 – Nos painéis inferiores laterais, encontramos quatro medalhões com o monograma M e, nas portinholas e alçados, as armas de Portugal em escudo oval encimado pela coroa da Arquiduquesa.
4 – Nos ângulos inferiores da caixa, figuras femininas simbolizam a Dignidade, o Afecto, a Sinceridade e a Força, nos ângulos superiores estão representados os quatro continentes.
5 – O painel do alçado traseiro está decorado com uma pintura representando Minerva coroada por um génio e rodeada por representações femininas que simbolizam a Verdade, a Firmeza e a Fidelidade.
6 – O jogo do rodado possuiu a mesma ornamentação da caixa e as molas de suspensão estão cobertas por uma placa em bronze dourado com a figura da Abundância.
7 – O correame está revestido de veludo com fivelas de bronze cinzelado e os raios das rodas sugerem a forma de ceptros.