Museu Nacional dos Coches

A Coleção


Coche de D. Maria Ana de Áustria

Viatura de aparato mandada construir pelo imperador José I da Áustria, para o casamento de sua irmã, D. Maria Ana com o rei de Portugal D. João V. Chegou a Lisboa por mar numa frota de 11 naus.

Coche de D. Maria Ana de Áustria
1
Coche de caixa fechada decorado em estilo francês Luís XIV.
2
O exterior totalmente revestido por um riquíssimo trabalho de talha dourada é todo ele alusivo tanto às virtudes da Rainha como ao Poder Real, simbolizado pela figura do leão coroado que se repete em toda a decoração.
3
Nos painéis inferiores laterais, encontramos quatro medalhões com o monograma M e, nas portinholas e alçados, as armas de Portugal em escudo oval encimado pela coroa da Arquiduquesa.
4
Nos ângulos inferiores da caixa, figuras femininas simbolizam a Dignidade, o Afecto, a Sinceridade e a Força, nos ângulos superiores estão representados os quatro continentes.
5
O painel do alçado traseiro está decorado com uma pintura representando Minerva coroada por um génio e rodeada por representações femininas que simbolizam a Verdade, a Firmeza e a Fidelidade.
6
O jogo do rodado possuiu a mesma ornamentação da caixa e as molas de suspensão estão cobertas por uma placa em bronze dourado com a figura da Abundância.
7
O correame está revestido de veludo com fivelas de bronze cinzelado e os raios das rodas sugerem a forma de ceptros.

Ficha Técnica

  • Século
  • XVII
  • Viatura
  • de aparato
  • Trabalho
  • Austríaco / Holandês?
  • Inv
  • V 0006
  • Dimensões
  • 684 x 208 x 292 cm

1 – Coche de caixa fechada decorado em estilo francês Luís XIV.

2 – O exterior totalmente revestido por um riquíssimo trabalho de talha dourada é todo ele alusivo tanto às virtudes da Rainha como ao Poder Real, simbolizado pela figura do leão coroado que se repete em toda a decoração.

3 – Nos painéis inferiores laterais, encontramos quatro medalhões com o monograma M e, nas portinholas e alçados, as armas de Portugal em escudo oval encimado pela coroa da Arquiduquesa.

4 – Nos ângulos inferiores da caixa, figuras femininas simbolizam a Dignidade, o Afecto, a Sinceridade e a Força, nos ângulos superiores estão representados os quatro continentes.

5 – O painel do alçado traseiro está decorado com uma pintura representando Minerva coroada por um génio e rodeada por representações femininas que simbolizam a Verdade, a Firmeza e a Fidelidade.

6 – O jogo do rodado possuiu a mesma ornamentação da caixa e as molas de suspensão estão cobertas por uma placa em bronze dourado com a figura da Abundância.

7 – O correame está revestido de veludo com fivelas de bronze cinzelado e os raios das rodas sugerem a forma de ceptros.

Coches

Continue aqui a explorar os diferentes coches da exposição:
link coche-de-d-joao-v
imagem Coche de D. João V
Coche de D. João V
Séc. XVIII
link coche-da-coroa
imagem Coche da Coroa
Coche da Coroa
Séc. XVIII
link coche-de-d-maria-ana-de-austria
imagem Coche de D. Maria Ana de Áustria
Coche de D. Maria Ana de Áustria
Séc. XVII