Concerto Orquestra Metropolitana de Lisboa | Antigo Picadeiro MNCoches – 28 de maio

No dia 28 de maio, sexta-feira, a partir das 19h00, o antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches acolhe um Concerto de Sinfonias Clássicas interpretado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Custo: 18€

Aquisição de bilhetes: https://ticketline.sapo.pt/evento/sinfonias-classicas-54456

PROGRAMA:

L. Cherubini Abertura da ópera L’Hôtellerie portugaise

S. Prokofiev Sinfonia Clássica

J. Haydn Sinfonia N.º 104, Londres

Programa detalhado:

Luigi Cherubini (1760-1842) – Abertura da ópera L’Hôtellerie portugaise (1798)

10 min.

Sergei Prokofiev (1891-1953) – Sinfonia N.º 1, Op. 25, Sinfonia Clássica (1916-17)

15 min.

I. Allegro

II. Larghetto

III. Gavotte: Non troppo allegro

IV. Finale: Molto vivace

Joseph Haydn (1732-1809) – Sinfonia N.º 104, em Ré Maior, Londres (1795)

28 min.

I. Adagio – Allegro

II. Andante

III. Minuetto: Allegro

IV. Finale: Allegro spiritoso

A primeira obra neoclássica de sempre junta-se neste programa ao primeiro dos compositores clássicos, Joseph Haydn. A Sinfonia N.º 1 de Prokofiev, que hoje conhecemos pelo nome «Clássica» foi completada em plena Primeira Grande Guerra. Com clareza e sobriedade expressiva, o compositor russo propunha assim uma alternativa ao alegado decadentismo psicológico conotado com a produção musical germânica das décadas anteriores. Muito tempo antes, em finais do século XVIII, Haydn havia composto a sua derradeira sinfonia, por ocasião da segunda permanência em Londres. Esta terá sido, inclusivamente, uma das primeiras sinfonias que se tornou repertório e que, por isso, «fez escola», essa mesma escola que Prokofiev se propôs «revisitar».

Mais informações: www.metropolitana.pt

Foto OML