Curiosidade do mês … janeiro 2024

SABIA QUE…

O seguinte tricórnio foi usado pelo Infante D. Afonso no Torneio no Hipódromo de Lisboa, em 24 de abril de 1892.

Este bem pertence à coleção de traje do MNC (inv. F 1216), juntamente com outros 14 da mesma tipologia. A sua característica distintiva é ter uma aba dobrada formando três arestas que conferem a designação de tricónio a esta cobertura de cabeça.

Trata-se pois de um “tricórnio” à moda da época de Luís XV (rei de França entre 1715 e 1774, nascido em 1710, em Versalhes), com plumas e penacho de plumas brancas e verde, bordado a fio de seda a ponto lançado, com um cocarde, adereço azul e branco, onde se sobrepõe um galão metálico helicoidal entrançado. No forro interno da copa encontra-se impresso  o nome do fabricante “Chapelaria da Moda – Tavares e Bastos & Costa”, que funcionava na Rua Garrett, 32, em Lisboa.

O tricórnio, a casaca de veludo verde e o colete foram usados pelo Infante D. Afonso, chefe do grupo designado por “Fio Verde”, no Torneio no Hipódromo de Belém (1892), promovido por uma Comissão de Beneficência presidida pela rainha Dona Amélia, destinada a angariar fundos para os familiares das vítimas do naufrágio da Póvoa do Varzim, ocorrido a 27 de fevereiro do mesmo ano.

Neste “torneio à antiga” confrontaram-se dois grupos. Um chefiado pelo Infante D. Afonso designado por “Fio Verde” e o outro “Fio azul e cor-de-laranja” comandado pelo conde de S. Martinho, D. António de Siqueira. O certame constou de nove partes distintas incluindo outros tantos jogos equestres e nele participaram vinte e dois cavaleiros, pagens, charameleiros e lacaios, que trajavam à moda do século XVIII.

Para saber mais sobre a história e os bens apresentados na exposição temporária “O Torneio da rainha: A Solidariedade do Povo Português” patente até meados do próximo mês de maio, visite o MNC!