SABIA QUE ….
Os coches possuem .. suspensão, molas e … uma “quinta roda”!
Num espaço temporal de dois séculos, verificaram-se importantes avanços técnicos…
Este tipo de veículo passou a ter a caixa suspensa por oito fortes correias de couro, quatro à frente e quatro atrás, a que chamamos sistema de suspensão – surge na Hungria, em meados do século XV.
Nos quatro cantos inferiores da caixa, passou a ter molas em aço, cuja função era diminuir a trepidação, proporcionando mais conforto – finais do século XVII.
É colocada no rodado da frente, por baixo do assento do cocheiro, uma quinta roda que funciona como eixo de manobrado rodado, fazendo-o passar sob o arco em aço a que chamamos pescoço de cisne, permitindo que o rodado execute manobras em espaços mais curtos, numa rotação de quase 180 graus – 3º quartel do século XVII.
Venha verificar estes aspetos mais técnicos e outras curiosidades sobre esta riquíssima coleção de viaturas expostas.
Os coches possuem … suspensão, molas e…uma “ quinta roda”!
Num espaço temporal de dois séculos, verificaram-se importantes avanços técnicos…
Este tipo de veículo passou a ter a caixa suspensa por oito fortes correias de couro, quatro à frente e quatro atrás, a que chamamos sistema de suspensão – surge na Hungria, meados do séc. XV.
Nos quatro cantos inferiores da caixa, passou a ter molas em aço, cuja função era diminuir a trepidação, proporcionando mais conforto – finais do séc. XVII.
No rodado da frente, e colocada na horizontal existe a chamada “quinta roda” que funciona como eixo de manobrado rodado, fazendo-o passar sob o arco em aço a que chamamos “pescoço de cisne”, permitindo que o rodado execute manobras em espaços mais curtos, numa rotação de quase 180 graus – 3º quartel do séc. XVII.
Venha verificar estes aspetos mais técnicos e outras curiosidades sobre esta riquíssima coleção de viaturas expostas.