Expostos no Novo Museu, os três Coches Triunfais que fizeram parte do Cortejo da Embaixada ao Papa Clemente XI, na cidade de Roma, a 8 de julho de 1716 – dia consagrado à Rainha Santa Isabel de Portugal.
No âmbito das Relações Diplomáticas com a Santa Sé, em 1712 é enviado como Embaixador Extraordinário, o 3º Marquês de Fontes, D. Rodrigo Annes de Sá Almeida e Meneses, com o propósito de obter determinadas prerrogativas para a Igreja em Portugal.
No séquito destacavam-se estes três magníficos coches, sobretudo pela qualidade artística dos grupos escultóricos, bem representativo do barroco italiano, pelo seu programa iconográfico que dá ênfase «às individuaes e gloriosas empresas da Nação Portuguesa»
SABIA QUE …
O Coche do Embaixador, evoca a diáspora do Império Português, através de dois polos temáticos a NAVEGAÇÃO representada pela deusa Tétis, princesa dos mares, que olhando para uma bússola, indica aos navegadores portugueses as melhores rotas para chegar a bons portos, e a CONQUISTA, representada pela deusa Belona, companheira de Pallas, sempre vitoriosa, está equipada com um elmo, uma cota de malha e na mão direita um escudo.
As RODAS deste coche, profusamente esculpidas com ramos de louro envolto em serpentes e delfins, alusão aos perigos que os portugueses enfrentaram em terra e no mar.
Esta e muitas outras curiosidades poderá descobrir ao visitar a mais completa coleção de veículos hipomóveis …
ESPERAMOS POR SI!
(Rosinda Palma – MNC)