Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Curiosidade do mês… de março

SABIA QUE…

O nome desta viatura citadina, com capacidade para quatro passageiros, tem origem no Duque de Clarence e St. Andrews, rei de Inglaterra, Guilherme IV (Londres, 21.08.1765 – Windsor, 20.06.1837), que foi rei do Reino Unido e Hanover de 1830 até sua morte.

 

O Clarence, ou Growler, é uma carruagem com a estrutura de uma berlinda, que puxada por um cavalo permite a deslocação de quatro passageiros.

 

Na parte dianteira possui vidraças retangulares ou circulares que permitem a visualização do caminho a quem nela se encontra dentro. Por sua vez, o condutor posiciona-se num banco exterior elevado situado na parte da frente na parte da frente da viatura.

 

A sobriedade da caixa contrasta com a exuberância do interior, geralmente decorado com tecidos requintados nos estores e nos bancos.

 

No Museu Nacional dos Coches poderá encontrar algumas viaturas desta tipologia…

Para saber mais, VISITE-NOS!!

 

Fabricante Gomes, a S. Roque, Lisboa 52. Séc. XIX; Trabalho português; Inv. 50863 PNA.
Encomendado pela Casa Real, foi posteriormente utilizado pela Presidência da República, como testemunha a pintura do escudo português em esfera armilar. Fabricante Binder de Paris. Séc. XIX; Trabalho francês; Inv. V 0102.
Foi oferecido pelo rei Vitor Emanuel II de Itália a sua filha D. Maria Pia, mulher do rei D. Luís I. A esfera armilar pintada testemunha que foi posteriormente utilizada pela Presidência da República. Fabricante Cesare Sala de Milão. Séc. XIX; Trabalho italiano; Inv. V 0101.