Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Curiosidade do mês … de novembro

SABIA QUE …

No MNCoches pode encontrar uma raríssima representação de um cortejo de coches no Terreiro do Paço antes do Terramoto de 1755.

Referimo-nos à pintura “Entrada Solene em Lisboa de Mosenhor Giorgio Cornaro”, que integra a Exposição Permanente do Novo Edifício do MNC, na Sala onde se encontram Coches do século XVII, idênticos aos que surgem nesta Obra (autor desconhecido).

 

Em 1693, durante o reinado de D. Pedro II, o Núncio Apostólico Giorgio Cornaro (1658-1722), italiano originário de Veneza, chega a Lisboa como representante diplomático da Santa Sé. A sua entrada pública na cidade e a sua ida ao Palácio Real para a primeira audiência constituíram um acontecimento de grande importância, que implicou não só uma minuciosa programação de protocolo mas também a realização de construções e aparatos efémeros que reinventaram a cenografia dos espaços por onde passava o cortejo. É esse momento que se encontra aqui ilustrado, num verdadeiro documentário histórico, de grande interesse para a iconografia da cidade de Lisboa antes do terramoto de 1 de novembro de 1755, Dia de Todos os Santos.
Aceite o desafio e venha descobrir a iconografia do Terreiro do Paço, antes do Terramoto de 1755, através da pintura “Entrada Solene em Lisboa de Monsenhor Giorgio Cornaro”, da Coleção – NOVO BANCO Cultura.
VISITE-NOS!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURIOSIDADE DE OUTUBRO

SABIA QUE…

Durante a visita oficial do Presidente da República Francesa realizada  a 27 de Outubro de 1905, o COCHE DE D. JOÃO V, atualmente em exposição no novo edifício do MNC transportou o Presidente Loubet, D. Carlos I e o Infante D. Afonso.

 

Começam a desfilar os coches. Sua Magestade El-Rei e o presidente enquanto aguardam aquelle que os transportará, são alvo de grandes manifestações por parte da multidão. As bandas regimentaes entoam “Marselheza”; as tropas apresentam armas. Põe-se então o cortejo em marcha para Belem. A cada passo a multidão solta vivas enthusiasticos ao Sr Loubet e á França; grandes magotes de populares rodeam o coche onde vão os dois Chefes d’Estado, a policia tenta formar para conter a onda. È impossivel. Repetem-se os vivas e as salvas de palmas estrondosas. O sr. Loubet agradece evidentemente commovido.

(…)

Na varanda do Paço de Belém aguardava a chegada do Presidente Loubet Sua Magestade a Rainha que vestia uma linda “toilette  lilaz com rendas pretas, tendo aos ombros uma rica bôa de pennas e ao pescoço um bello collar de brilantes.

 

in “Diario Illustrado” de 27 de outubro de 1905

Chegada ao Paço de Belém do Coche de D. João V conduzindo o Presidente Loubet, D. Carlos I e o Infante D. Afonso .