Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023 – 18 de abril

O Museu Nacional dos Coches associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de abril, este ano subordinado ao tema proposto pelo ICOMOS Internacional – PATRIMÓNIO E MUDANÇA.

Património e Mudança traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança.

Para comemorar esta data, realizam-se no MNC, as seguintes visitas guiadas:

17 DE ABRIL

11h00 – “Ventos de Mudança”

Visita guiada ao Museu dos Coches – Antigo Picadeiro Real, onde terão particular destaque as coleções expostas e algumas personagens associadas às mesmas.

Sem marcação – 20 pessoas por ordem de chegada.

Orientação: Maria Ana Bobone – Conservadora MNC (Antigo Picadeiro Real)

Local: Antigo Picadeiro Real do MNC.

18 DE ABRIL

10h00 – “Estratégias e Opções, num processo operativo de Mudança”

A transição das coleções para o novo edifício e a organização das Reservas museológicas do Museu Nacional dos Coches.

Orientação: Rita Dargent e Nuno Augusto – Técnicos Superiores MNC.

Limite 12 pessoas, mediante marcação prévia para ritadargent@mncoches.dgpc.pt

Local: Novo Edifício do MNC – Oficina de Conservação e Reservas museológicas.

12h00 – «As Musas e ‘Os Lusíadas’ em ‘E Vós Tágides Minhas’»

No âmbito da exposição temporária “E vós Tágides Minhas” patente no Museu Nacional dos Coches, será feita uma abordagem às Tágides (tema central da exposição) e uma viagem assente em quatro linhas de leitura, da obra camoniana (viagem, mitologia, história de Portugal e reflexões do poeta), patentes nas pinturas e esculturas do artista Norberto Nunes.

A visita comentada estará a cargo de Horácio Ramos da Associação Cleonardus e da equipa de Comunicação do MNC.

Aconselha-se inscrição prévia para o e-mail: comunica@mncoches.dgpc.pt

Local: Novo Edifício do MNC – Sala de Exposições Temporárias – piso 1.

11h00, 15h00 e 16h30 – “Se os Objetos Falassem”

Diriam que, como “testemunhos” de importantes acontecimentos históricos, os objetos merecem uma maior atenção e a sua valorização enquanto património inestimável de todos nós.

Sem marcação – 20 pessoas por ordem de chegada.

Orientação: Rosinda Palma – Técnica Superior – Coordenadora do Serviço de Extensão Cultural; Filomena Barão da Cunha e Ana Rita Lopes – Voluntárias do Serviço Educativo /Extensão Cultural.

Local: Novo edifício MNC. Ponto de Encontro: Entrada r/c do museu, junto aos elevadores.