Viatura de aparato. Nos finais do Séc. XVII, em Berlim, na corte de Frederico Guilherme, surgiu um novo modelo de viatura designada por Berlinda. A caixa é suspensa por duas fortes correias de couro esticadas longitidunalmente entre os rodados através de um cric, mecanismo enrolador, com travão de cremalheira instalado no jogo traseiro. Este tipo de viatura é mais rápido e seguro do que o coche. Em Portugal, só foi utilizada pela Casa Real no início do Séc. XVIII.
Museu Nacional dos Coches
Glossário
Berlinda da Cama (Dormeuse)
É uma viatura de viagem fechada, privada, em que os dois bancos ou um deles são rebatíveis para que possa ser utilizada como cama.
Brougham ou Coupé
O nome da viatura deriva do apelido do seu construtor inglês Lord Brougham (1839). Em França este modelo ficou também conhecido por Fiacre por ser um carro que se podia alugar em Paris entre as ruas de Saint-Fiacre e Saint-Martin.
Viatura de cidade, usada no inverno. É um veículo leve, de quatro rodas, para dois passageiros, de caixa fechada ligada a uma boleia com portas, vidros de baixar e cortinas ou persianas, para dar mais privacidade aos passageiros. Para aumentar a capacidade de transporte criou-se um modelo de frente de caixa redonda, permitindo acrescentar um assento no interior para mais um passageiro.
Cadeirinha
Tipo de transporte urbano, sem rodas, carregado por dois ou quatro homens com a ajuda de correias de couro suspensas dos ombros, utilizando varais móveis, encaixados em suportes metálicos laterais. A sua utilização era feita especialmente por senhoras ou por membros do clero e também para o transporte de doentes ou grávidas. As cadeirinhas também integravam os cortejos, transportando os membros do clero.
Utlizadas do Séc.XVII a XIX.
Caleça (Calèche)
O aparecimento deste tipo de carro deu-se entre os Séc. XVIII e XIX na Alemanha e na Polónia.
A palavra portuguesa caleça deriva da palavra polaca kolaska.
Caracteriza-se como um carro de parelha com uma caixa comprida e arredondada em forma de canoa, com dois lugares principais, tendo à frente mais dois suplementares. Para proteção dos passageiros a caixa tem painéis laterais com porta. A capota baixa completamente ou levanta cobrindo a parte de trás da caixa.