Exposição Temporária “Partida da Família Real para o Brasil – 1807” – Prolongada até 24 JUN.

O Museu Nacional dos Coches apresenta ao público a exposição Partida da Família Real para o Brasil – 1807, inaugurada a 29 de novembro de 2017.

A pintura de Nicolau Delerive representando o embarque em Belém a 29 de novembro de 1807, da Família Real Portuguesa para o Brasil, faz parte do acervo do Museu Nacional dos Coches.

Partindo desta obra, pretende-se dar a conhecer a Viagem que transferiu pela primeira vez a capital de um estado europeu para fora dos limites continentais. A exposição aborda como decorreu a estadia da Corte Real no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821, o contraste entre culturas tão diversas e o desenvolvimento económico e político desta ex-colónia que, a partir de 1815, foi elevada a Reino Unido ao de Portugal e dos Algarves e que em breve se tornaria um Império independente.

Esta exposição conta com cerca de 80 obras provenientes de várias instituições da Cultura, nomeadamente do Museu da Marinha, Museu Nacional de Etnologia, Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, Museu de Lisboa, Museu Frei Manuel do Cenáculo de Évora, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Biblioteca Nacional de Portugal, Sociedade de Geografia de Lisboa, Museu de História Natural e da Ciência, Arquivo Histórico-Ultramarino, Biblioteca da Ajuda, e do Museu Nacional dos Coches.

Organizada pelo MNCoches e comissariada por Silvana Bessone e Carlos Bártolo com investigação científica de Maria Adelina Amorim, a exposição conta com o apoio mecenático do Millenniumbcp e a Companhia de Seguros Lusitânia.

Na antecâmara da sala de exposições temporárias são ainda apresentados trabalhos fotográficos de grande formato, do artista brasileiro Rafael d’Alò, que nos introduzem no ambiente tropical. [http://www.rafaeldalo.com/]

A exposição, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, encontra-se patente na sala de exposições temporárias do novo edifício do Museu Nacional dos Coches, até 24 de junho de 2018.

Terça a Domingo: 10h00-18h00 / Último ingresso: 17h30.

Entrada incluída no bilhete de acesso ao Museu dos Coches.

Mais informações: T. 210 732 317

Apoio: