Exposição Temporária | Retrato de um Agressor | 8 março a 31 de julho

convite-maria

Encontra-se presente a exposição de artes plásticas, intitulada Retrato de um Agressor, “uma visão assente numa mudança de paradigma sobre as questões da violência doméstica e da violência de género”, na galeria superior do Novo Edifício do Museu Nacional dos Coches.

A exposição ficará patente ao público de 8 de março a 31 de julho, das 10:00 às 17:30, de terça a domingo.

O objetivo principal desta exposição consiste num contributo para a sensibilização da problemática da violência nas relações interpessoais, utilizando as artes plásticas como veículo de denúncia e de reflexão, através de uma abordagem integrada que confere visibilidade à dinâmica comportamental do agressor e às implicações nefastas na saúde das mulheres expostas a este tipo de violência.

Foram concebidas 13 peças que retratam múltiplas expressões representativas do universo da violência, através da criação de elementos humanos em resina acrílica a partir de moldes em borracha de silicone e do reaproveitamento de cabeças e troncos de manequins de vitrina obsoletos, etc., assim como da incorporação de peças e materiais reutilizáveis recolhidos em centros de reciclagem (nomeadamente tambores de máquinas de lavar e secar roupa, resíduos em alumínio e inox, radiadores de automóvel, fardos de cabos de alumínio, etc.) – a criatividade sustentável através da atribuição de novas funções a objetos e materiais considerados lixo, normalmente descartados.

Maria Paulino é natural de Setúbal, vive e trabalha em Lisboa.

A prática artística de Maria Paulino desafia o inconsciente coletivo, abordando temáticas universais e causas atuais, tendo como base o seu interesse nos padrões comportamentais humanos e nas questões ontológicas norteadas pelos Direitos Humanos.