Museu Nacional dos Coches

Exposições


Exposição de Vasko Lipovac

Por ocasião da Presidência da República da Croácia do Conselho da União Europeia, a cidade de Zagreb apresenta, na cidade amiga de Lisboa – Museu Nacional dos Coches, a exposição de um dos mais importantes artistas plásticos croatas, Vasko Lipovac (1931-2006).

Para a exposição do MNCoches foram selecionadas 36 esculturas, quase todas elas ligadas ao tema do desporto. A mostra inclui 20 ciclistas, 9 atletas de diferentes modalidades (ginástica, salto à vara, malabarismo, equilibrismo, levantamento de pesos e lançamento de dardo) e ainda 7 personagens distintas. Entre o núcleo apresentado, evidencia-se o emblemático e complexo conjunto “Corrida de Bicicleta na Estrada” que foi realizado para uma exposição no Pavilhão de Arte em Zagreb em 1995. Apesar da forte estilização das figuras, cada ciclista exibe expressões faciais e gestos específicos que denunciam a sua preocupação em alcançar rapidamente a meta.

A criação de séries, nas quais o artista produz variações de um modelo ou motivo específico, derivado da vida simples do dia-a-dia, é frequente em Vasko Lipovac, e as suas obras, independentemente do tema desenvolvido, emanam humor, alegria e ironia específicos que seduzem e divertem todos aqueles que com elas contactam.

Para saber mais, visite a Exposição!

Estará patente no MNCoches, até data a anunciar.