| Exposição | 300 Anos da Embaixada de D. João V ao Papa Clemente XI 1716-2016 |

Com inauguração marcada para dia 8 de julho, às 18.30, a exposição vai ter lugar na Sala de Exposições Temporárias do Museu Nacional dos Coches, abrindo ao público de dia 9 de julho de 2016 até 15 de janeiro de 2017.

D. João V, cujo reinado foi um dos mais significativos para a diplomacia portuguesa, fez desta Embaixada o ponto alto de ostentação ao enviar a Roma D. Rodrigo Annes de Sá Almeida e Meneses, 3º Marquês de Fontes, ao Papa Clemente XI a 8 de julho de 1716, para obter algumas prerrogativas para a Igreja Portuguesa.

Assim, a 7 de novembro do mesmo ano o Papa emite uma Bula em que atribui o estatuto de Patriarcal à cidade de Lisboa.

O Museu Nacional dos Coches inclui no seu acervo, o conjunto dos três coches triunfais que integraram a referida Embaixada – O Coche do Embaixador, o Coche dos Oceanos e o Coche da Coroação de Lisboa.

Mandados construir em Roma revelam uma grande qualidade artística nos grupos escultóricos representados cuja mensagem alegórica dá enfase ao Título de Estado que D. João V possuía por direito, «Senhor da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia».

Esta exposição apresenta-se como uma viagem ao passado recordando a importância das Embaixadas e Entradas Solenes nas cortes europeias, de que se destaca a memória inesquecível deste grandioso dia.

VEJA AQUI O VÍDEO DA EXPOSIÇÃO

Exposição Embaixada_João V ao Papa_Clemente