MNCoches | Dia Internacional dos Museus – 18 de maio | Entrada livre

O Dia internacional dos Museus foi Instituído pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus) em 1977. Desde então tornou-se na grande festa de impacto social em que os museus têm oportunidade de se mostrar ao mundo revelando o seu trabalho diário de preservação do património material e imaterial.

Os museus têm o poder de transformar o mundo ao nosso redor. Como lugares incomparáveis ​​de descoberta, ensinam-nos sobre nosso passado e abrem as nossas mentes para novas ideias na construção de um futuro melhor.

O Dia Internacional dos Museus 2022 realiza-se sobre o mote de “O poder dos museus” para mostrar as potencialidades que os museus têm produzindo mudanças positivas nas suas comunidades.
O ICOM desafiou os museus de todo o mundo a demonstrarem o seu poder em três grandes áreas:
– O poder de alcançar a sustentabilidade: Os museus são parceiros estratégicos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Como atores-chave nas suas comunidades locais, contribuem para uma ampla variedade de Objetivos, que incluem a promoção da participação e economia social e a divulgação de informações científicas sobre os desafios ambientais.
– O poder de inovar em digitalização e acessibilidade: os museus tornaram-se campos de jogos inovadores onde as novas tecnologias podem ser desenvolvidas e aplicadas à vida quotidiana. A inovação digital pode tornar os museus mais acessíveis e envolventes, ajudando o público a compreender conceitos complexos.
– O poder da construção da comunidade através da educação: pelas coleções e programas, os museus criam um tecido social essencial na construção da comunidade. Ao defender os valores democráticos e proporcionar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida a todos, contribuem para a formação de uma sociedade participativa.

O Museu Nacional dos Coches apresenta uma ampla e variada programação em que se promove a participação social e possibilita a transformação do museu numa ágora social em que todas as manifestações artístico-culturais e educativas têm lugar consubstanciando assim, o Museu como verdadeira “Casa das Musas”.
Com esta programação o Museu Nacional dos Coches assume-se assim, como agente cultural de mudança social afirmando que o poder dos museus reside na forma como a sociedade frui o seu património.

FESTAS DE MAIO | MUSEUS NACIONAL DOS COCHES (+ INF.)