MNCoches – Tertúlia associada ao centenário do nascimento de José Saramago – 16 NOV.

O Museu Nacional dos Coches associa-se à comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, na quarta-feira, dia 16 de novembro, a partir das 18h00.

Para celebrar esta data especial, o MNC irá promover um Encontro /Tertúlia onde será abordado o episódio marcante da nossa história que ficou conhecido por “Troca das Princesas”. O mesmo encontra-se assinalado na emblemática obra “Memorial do Convento”, assim como na Exposição Permanente do MNC.

José Saramago faz um relato minucioso, em 14 páginas, da ida do cortejo real até Elvas, as viaturas em que viajavam e a cerimónia do duplo matrimónio de dois dos filhos de D. João V – o Infante D. José que casou com a Infanta D. Mariana Vitória de Espanha e a Infanta Maria Bárbara que casou com o Infante D. Fernando de Espanha.

Na exposição permanente do Museu dos Coches encontram-se expostas várias viaturas hipomóveis utilizadas nesta importante viagem: o Coche da Mesa, Berlindas da Casa Real e o Coche de noivado de Mariana Vitória.

Se quiser saber mais … junte-se a nós!

Dinamização da atividade: Marina Sineiro (Professora de português), Maria Maya (Declamadora) e Rosinda Palma (Técnica Superior do MNC).
Local: Novo edifício do MNC – Exposição permanente (ala sul), junto ao “Coche da Troca das Princesas”.
Entrada livre.