Nota de pesar – Arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928-2021)

PAULO MENDES DA ROCHA (1928-2021)

Foi com enorme pesar que a equipa do Museu Nacional dos Coches soube do falecimento do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, no dia 23 de maio, em São Paulo, aos 92 anos de idade.

Face ao sucedido, endereçamos as mais sentidas condolências à família, amigos e colaboradores que tiveram o privilégio de privar e trabalhar com Paulo Mendes da Rocha, principal responsável pelo projeto de construção do novo edifício do Museu Nacional dos Coches, em parceria com Ricardo Bak Gordon.

Por coincidência, neste dia (23 de maio), o Museu Nacional dos Coches celebra dois aniversários: 116 anos da abertura do MNC no antigo Picadeiro Real e 6 anos da inauguração recente pólo museológico do MNC. A morte de Mendes da Rocha, irá certamente reforçar as memórias associadas a esta data evocativa tão significativa para a história do Museu.

Relembramos que a este exímio representante da “Escola Paulista”, foram atribuídas as mais altas distinções no âmbito da arquitetura, nomeadamente: o Prémio Pritzker 2006, o Prémio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana em 2000, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza e o Imperiale Praemium em 2016 e a Medalha de Ouro Real de 2017 do Royal Institute of British Architects (RIBA). Este ano, foi agraciado com a Medalha de Ouro da UIA, cujo congresso terá lugar em julho no Rio de Janeiro.

Em Portugal, além do novo edifício do Museu Nacional dos Coches, Mendes da Rocha foi co-responsável pela Casa das Quelhas, também em Lisboa. Estes dois trabalhos são dos poucos que assinou fora do Brasil, uma limitação geográfica que não impediu a sua obra de ser divulgada além-fronteiras.

Em 2020, o arquiteto brasileiro, doou a totalidade do seu acervo à Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, com sede em Matosinhos, tornando-se seu primeiro sócio honorário. Uma honra para Portugal, que muito nos apraz pela escolha do autor e pela proximidade facultada à sua notável Obra.

A memória de Paulo Mendes da Rocha ficará eternizada para sempre,
no MUSEU NACIONAL DOS COCHES.

Fotos MNC – Pedro Beltrão