Exposição temporária “A Cadeirinha: um meio de transporte urbano e privado” – até 19 Nov.

Aproveite os últimos dias da exposição temporária “A Cadeirinha: um meio de transporte urbano e privado”, organizada em parceria com a Universidade Lusófona – Departamento de Museologia e o apoio do GAMNAC. Aqui poderá sentar-me numa cadeirinha executada na década de 1980 para o Serviço Educativo do MNC (sugestão: tirar uma “selfie”), desfrutar de jogos, de materiais pedagógicos e do apoio do S. Educativo, que o ajudarão a perceber a evolução técnica e histórica destas viaturas, que foram utilizadas na Europa entre os séculos XVII-XIX.

O Museu Nacional dos Coches, no âmbito do cumprimento das suas funções enquanto instituição, assume a missão, entre outras, de estudar, expor e divulgar os objetos que integram o acervo do Museu, sob leituras e perspetivas de análise múltiplas. Estas leituras permitem criar narrativas e possibilitar a criação de novas interpretações, não só para os visitantes habituais do Museu, mas também para o público que, por norma, não visita a instituição, procurando-se, deste modo, a manutenção e fidelização dos públicos, bem como o estudo e a divulgação das coleções.

O Museu inclui no seu acervo uma coleção de cadeirinhas, cujos modelos permitem análises e pontos de partida para reflexão.

Apesar do sucesso que teve enquanto meio de transporte, versátil e urbano, reflexo das necessidades, do gosto e das mentalidades do seu tempo, o estudo da cadeirinha encontra-se pouco desenvolvido. Justificou-se, por este motivo, a realização de uma exposição que ajude a compreender o que eram estas viaturas, as técnicas e materiais de construção, os elementos decorativos que as compõem, os modos de utilização no passado e no presente.

O estudo das coleções do Museu não se pode encerrar no universo fechado da instituição. Deste modo, a missão de investigação/estudo deve alargar-se a outras áreas, nomeadamente ao mundo académico, foi o que sucedeu com a presente mostra e deverá acontecer futuramente.

LOCAL: Sala de Exposições Temporárias do Museu Nacional dos Coches

PATENTE: de 12 de julho a meados de 19 de novembro de 2023