De 12 de março de 2022 até finais de abril 2023
No âmbito do 450º aniversário da 1ª edição de “Os Lusíadas”, Norberto Nunes homenageou com 20 obras de pintura, escultura e diversos objetos a mais icónica criação da literatura nacional narrada por Luís de Camões.
Entre as criações do artista existe uma pintura com 10 metros de comprimentos onde nos são dados a conhecer alguns episódios descritos em cada um dos 10 cantos de “Os Lusíadas”.
Por sua vez, na parede em frente destacam-se 10 guitarras pintadas que acompanham o mesmo mote do grande painel, como quem canta uma fado comum, “porque ao destino de sucesso de epopeia deve juntar-se o do povo; quer seja no jogo de xadrez gigante que simula, num suspense mudo e expectante o encontro de Vasco da Gama com o célebre Samorim de Calcutá”.
“E Vós Tágides Minhas..” é uma exposição repleta de cores, formas combinações e fantasia. Aqui os grandes heróis sussurram segredos a outros mais esquecidos pela mitologia e, mantendo o maior respeito e admiração pela obra mãe, geram milhares de conversas. Porque são dez os grandiosos cantos de Camões e são dez vezes dez as pequenas histórias que aqui se contam… não perca esta surpreendente exposição!
Para saber mais sobre o enredo representado no grande painel que ilustra os 10 cantos de “Os Lusíadas”, descarregue o seguinte PDF