Restauro de Viatura “Coupé” na Oficina de Conservação do MNCoches

Na oficina de conservação do MNC a azáfama dos trabalhos de restauro em torno de uma viatura Coupé testemunha da melhor forma a missão e vocação do Museu.

A dinâmica de uma equipa pluridisciplinar, que congrega elementos internos e externos à instituição, promove a partilha dos saberes especializados em diversas áreas do saber e dá sentido à existência deste espaço essencial no qual, por consequência do empenho de todos participantes, “a magia acontece”!

Fazendo lembrar o ambiente vivenciado nas oficinas de construção e reparação de viaturas do século XVIII, notavelmente ilustradas e eternizadas na famosa “Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers”, de Diderot et d’Alembert, em determinados dias da semana é possível diferenciar e apreciar a ciência prática aplicada na conservação e restauro de áreas materiais diversas como madeiras (CR Tiago Dias), cabedais (CR Lina Falcão) e têxteis (CR Madalena Serro).

O desenvolvimento de parte destes trabalhos está à distância de um clik na internet (site e redes sociais do museu) ou de  uma espreitadela – através das aberturas envidraçados da oficina de conservação do MNC.

Gravura retirada de “Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers” (1751-1772 ), de Diderot et d’Alembert.