EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
Integrada no percurso expositivo do MNC – Sala Jardim de Belém, piso 2
Prolongada até data a anunciar.
Visita Guiada à Exposição – veja aqui
WHAT WE WANT, agora patente no Museu Nacional dos Coches, é o título de um dos principais projetos de Francesco Jodice, iniciado em 1995 e que se mantém até aos dias de hoje com o objetivo de eternizar a mudança na paisagem vista como uma projeção dos desejos coletivos da sociedade atual.
Nas suas obras, Jodice capta a essência dos contextos urbanos e sociais de cerca de 180 metrópoles situadas nos cinco continentes.
Uma significativa seleção de vinte locais é agora apresentada no MNCoches, juntamente com a exibição do primeiro filme de 2006, da trilogia “Citytellers”, focada em novas formas de urbanismo e dedicada a São Paulo do Brasil.
Na presente exposição, que começa com o mapa dos lugares “tocados” por Jodice, o visitante percorre um itinerário muito pessoal do autor que reflete o papel artístico e social da fotografia e o modo como esta, em conjunto com outras técnicas, “nos pode devolver a observação das coisas do mundo” (Francesco Jodice).
Com curadoria de Angela Tecce, historiadora da arte e membro da Comissão Científica da Coleção de Arte da Farnesina (Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália) e projeto expositivo do arquiteto Nadir Bonaccorso, WHAT WE WANT pretende representar o conceito de beleza, na era da globalização, através da utilização de diferentes linguagens (fotos, vídeos e instalações).
As fotografias mostradas são acompanhadas por uma performance da autoria de F. Jodice, que teve por finalidade contribuir para o desenvolvimento educativo e artístico de um grupo de jovens pré-adolescentes. Neste caso, foram convidados a participar na iniciativa, vinte alunos do Colégio do Bom Sucesso (3º ciclo do Ensino Básico), os quais transcreveram a lápis os textos de apresentação das obras expostas, sem qualquer correção ou eliminação de erros “para dar consciência à nova geração do quão grande, variado e contraditório é o mundo que os espera” (Angela Tecce).
WEBINAR SOBRE A EXPOSIÇÃO “WHAT WE WANT” – Visualize AQUI
FRANCESCO JODICE nasceu em Nápoles em 1967 e vive em Milão.
A sua pesquisa artística investiga as mutações da paisagem social contemporânea, concedendo particular atenção aos fenómenos da antropologia urbana.
Os projetos do artista têm como finalidade a construção de um terreno comum entre a arte e a geopolítica, propondo a prática artística como poética civil. É professor no Biennio di Arti Visive e Studi Curatoriali (Biénio de Artes Visuais e Estudos Curatoriais) e no Mestrado de Fotografia e Design Visual (Master in Photography and Visual Design) da NABA – Nuova Accademia di Belle Arti, de Milão (Nova Academia de Belas-Artes de Milão). Foi um dos fundadores dos grupos Multiplicity e Zapruder.
O artista já participou em grandes exposições coletivas como a Documenta, a Bienal de Veneza, a Bienal de São Paulo, a Trienal do ICP de Nova Iorque, a segunda Bienal de Yinchuan, e expôs no Castello di Rivoli (Turim), na Tate Modern (Londres) e no Prado (Madrid). Entre os seus projectos principais contam-se o atlante fotográfico WHAT WE WANT, um observatório sobre as modificações da paisagem enquanto projeção dos desejos coletivos, o arquivo de perseguições urbanas The Secret Traces e a trilogia de filmes sobre novas formas de urbanismo Citytellers. Os seus trabalhos mais recentes – Atlante, American Recordings, West e Rivoluzioni – exploram os possíveis cenários futuros do Ocidente.
Site oficial do artista: www.francescojodice.com/cover.php
Organização: Instituto Italiano de Cultura de Lisboa | Museu Nacional dos Coches
Agradecimentos: Galleria Umberto di Marino de Nápoles | Alunos do Colégio do Bom Sucesso de Lisboa.