No dia 20 de junho, domingo, a partir das 17h00, a Orquestra Metropolitana de Lisboa promete animar musicalmente o belo salão nobre do antigo Picadeiro Real do Museu dos Coches.
Desta vez, a interpretação da OML estará a cargo da solista Janete Santos (flauta) e a direção do Maestro Pedro Neves. Reserve já o seu lugar!
Aquisição de bilhetes através: https://ticketline.sapo.pt/evento/nas-asas-do-sonho-54631
Ticketline locais habituais
Valor M/6: 18€
Reservas / Informações: Ligue 1820 (24 horas) / 21 361 73 21
AVISO – uso obrigatório de máscara
PROGRAMA:
Edvard Grieg (1843-1907) – Duas Melodias Elegíacas, Op. 34 (1881)
8 min.
- Hjertesår (Feridas do Coração)
- Våren (Última Primavera)
Kaija Saariaho (n. 1952) – L’aile du songe, Concerto para Flauta e Orquestra (2001)
21 min.
- Aérienne
Prélude
Jardin des oiseaux
D’autre rives
- Terrestre
L’oiseau dansant
Oiseau, un satellite infime de notre orbite planétaire
Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) – Souvenir de Florence, Op. 70 (1890)
33 min.
- Allegro con spirito
- Adagio cantabile
III. Allegretto moderato
- Allegro vivace
Protagonista de uma brilhante carreira que se estende há mais de quatro décadas, a compositora finlandesa Kaija Saariaho é uma das figuras mais destacadas da música européia contemporânea. O culto da música espetral beneficiou muito com o seu contributo. Mas em terrenos menos abstratos, houve um instrumento que sempre despertou a sua atenção. Asa do sonho, de 2001, explora, precisamente, as nuances expressivas do timbre da flauta, da sua respiração à frente de cuidadas texturas orquestrais. A inspiração provém de uma coleção de poemas de Saint-John Perse, o escritor francês que recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1960. Nesses textos, o voo e a vida das aves transporta-nos por entre metáforas que refletem sobre a existência humana, num confronto de dois universos substancialmente contrastantes, o Ar e a Terra. O programa completa-se com a nobreza melódica de duas composições para as cordas da orquestra assinadas por nomes ilustres da música da segunda metade do século XIX. No caso do norueguês Edvard Grieg, evocam-se duas canções sobre poemas intitulados Feridas do Coração e Última Primavera. Já na companhia do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, é recordada uma viagem à cidade italiana de Florença.