MNCoches no I Congresso Internacional em Equinologia e Turismo Equestre – Viana do Castelo, 1 a 3 de julho

O Museu Nacional dos Coches foi convidado a integrar o painel de oradores no “I Congresso Internacional em Equinologia e Turismo Equestre”, um encontro que decorrerá no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre os dias 1 a 3 de julho de 2021.

Inserido no Painel 5, com o tema “Património Equeste Material e Imaterial“, o MNC apresentará uma comunicação com o título, “Um Closet Equestre para uma Coleção Real – As Coleções do Património Equestre Conservadas no MNC” (PROGRAMA – link).

As inscrições para assistência presencial ou on-line, podem ser realizadas através do link: https://destinoequestre.pt/pt/inscricoes

01 JULHO | QUINTA-FEIRA

PAINEL TEMÁTICO 1 | 10:00h. – 13:00h – ECOLOGIA E ETOLOGIA DE EQUINOS

PAINEL TEMÁTICO 2 | 15:00h. – 17:00h – LINGUAGEM, INTELIGÊNCIA E COGNIÇÃO

02 JULHO | SEXTA-FEIRA

PAINEL TEMÁTICO 3 | 09:20h. – 12:00h. INTERAÇÕES ENTRE O HOMEM E OS EQUINOS

PAINEL TEMÁTICO 4 | 14:00h. – 16:40h. O CAVALO E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO TURISMO EQUESTRE AOS SERVIÇOS AMBIENTAIS

PAINEL TEMÁTICO 5 | 17:00h. – 19:00h. PATRIMÓNIO EQUESTRE MATERIAL E IMATERIAL
Esta sessão proporcionará um espaço de apresentação de potencialidades e ameaças que se colocam à preservação e valorização as raças equinas autóctones portuguesas e das diferentes práticas equestres de expressão regional e nacional que lhes estão associadas no quadro da equitação portuguesa. Os contributos científicos apresentados nesta sessão serão fundamentais para alicerçar a futura candidatura da Equitação Portuguesa a Património Imaterial da UNESCO.

COORDENAÇÃO DE PAINEL: Felipe Bárcena, Universidade de Santiago de Compostela
APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS
17:00h. Hugo Aluai Sampaio1; Ana M.S. Bettencourt2; Luís Coutinho3, Equídeos gravados no Minho: um património a valorizar no contexto do turismo equestre; 1, 2, 3 Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de História,1,2 Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT)
17:20h. André Tomás Santos; O cavalo na arte paleolítica do Vale do Côa; Fundação Côa Parque; UNIARQ, Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
17.40h. As comunidades do Alto Minho e os Garranos: um Ecossistema de cumplicidades e interesses; Álvaro Campelo, Universidade Fernando Pessoa
18:00h. Um closet equestre para uma Coleção Real. As coleções de património equestre conservadas no Museu Nacional dos Coches; Rita Dargent; Museu Nacional dos Coches – Direção Geral do Património Cultural

DEBATE
18:20h. MODERAÇÃO: Nuno Vieira Brito, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
19:00h.
Vítor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima
Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha
João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior* (sob confirmação)
Beraldino Pinto, Vice-Presidente CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Enrique Alonso Garcia, Conselheiro de Estado Espanhol
Ignacio Ramos-Gay, Universidade de Valencia