Curiosidade do mês … DE JULHO

SABIA QUE…

A Embaixada Extraordinária enviada por D. joão V ao Papa Clemente XI para a Entrada Pública, em Roma, de D. Rodrigo Annes de Sá e Meneses , 3º Marquês de Fontes, teve lugar a 8 de julho de 1716.

D. João V, cujo reinado foi um dos mais significativos para a diplomacia portuguesa, fez desta Embaixada o ponto alto da ostentação do seu poder.

Na sequência deste memorável acontecimento e vindo ao encontro do grande desejo do rei de Portugal, o Papa Clemente XI, a 7 de novembro do mesmo ano determinou pela Bula In Supremo Apostulatus Solio a elevação à categoria de Igreja e Basílica Patriarcal da Capela Real honra que passaria ainda no reinado de D. João V para a Sé de Lisboa.

O Museu Nacional dos Coches possui na sua Coleção os Três Coches Triunfais, únicos testemunhos desse evento. Mandados construir em Roma, estes Coches revelam uma grande qualidade artística nos grupos escultóricos barrocos que os decoram, bem como uma extraordinária capacidade de síntese na mensagem alegórica que dava ênfase ao Título de Estado que D. João V possuía por direito”Rei de Portugal e dos Algarves, d’Aquém e d’Além-Mar em África, senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia”.

MNC – HD 0938 | + INF.

Coche do Embaixador