Curiosidade do mês… de agosto

SABIA QUE …

o Papa Clemente XI ofereceu um coche a D. João V, para celebrar o nascimento do infante D. José?

De nome completo José Francisco António Inácio Norberto Agostinho, futuro monarca D. José I, nasceu a 6 de junho de 1714 e foi batizado a 27 de agosto do mesmo ano, tendo como padrinhos o rei D. Luís XIV de França e a imperatriz D. Isabel Cristina de Brunsvique-Volfembutel, consorte do imperador de Carlos VI do Sacro Império Romano-Germânico.

Embora não tenha nascido sucessor da coroa portuguesa por não ser primogénito, adquiriu esse estatuto em outubro do mesmo ano, devido ao falecimento prematuro do seu irmão D. Pedro.

Os carros têm sido, através dos tempos, símbolos de poder político, financeiro e até religioso. Para celebrar o nascimento do infante, o Papa Clemente XI ofereceu a D. João V uma viatura de aparato em 1715!

Com “faixas bentas” destinadas ao batismo, este carro tem a caixa aberta “à Romana” de forma octogonal, tem as portinholas cortadas a meia altura por pendor de veludo. Nos quatro cantos, figuras femininas representam os quatro continentes África, América, Ásia e Europa.

A tábua do cocheiro em forma de concha está ladeada por dois cavalos-marinhos. No jogo traseiro quatro Cariátides, evocando as estações do ano, ladeiam a figura de um menino que segura um coração flamejante, símbolo do Afeto.

Na coleção do Museu, para além do Coche do Papa Clemente XI, pode ainda encontrar uma outra viatura que pertenceu a este monarca: o Coche de José I, uma viatura de aparato atribuída ao escultor José de Almeida e ao entalhador Félix Vicente de Almeida. No alçado superior traseiro a pintura é atribuída a Cirilo Volkmar Machado. A decoração inspira-se nos estilos Luís XIV e Luís XV, numa interpretação de cunho português.