Conservação Preventiva

Curiosidade do mês … abril 2024

SABIA QUE…

O Museu dos Coches Reais abriu as suas portas ao público a 23 de Maio de 1905, mas antes da sua inauguração, o Antigo Picadeiro Real foi alvo de uma adaptação profunda de todo o edifício às necessidades museológicas vigentes no início do século XX. Essa tarefa recaiu sobre Rosendo Carvalheira, arquiteto dos Palácios Reais, que em 1904 deu início aos trabalhos de adaptação. Foi durante este mesmo ano (1904) que uma enorme e criteriosa ação de restauro das pinturas foi levada a cabo, orientada pelos pintores José Malhoa e António Conceição Silva, como muito bem o comprova a inscrição, inserida no livro aberto, no primeiro medalhão Portugal e as Quatro Partes do Mundo (figura 1).

Fotografia 1 – Pormenor da inscrição do livro representado na pintura do primeiro medalhão oval.

Só em 1940 se voltaria a assistir a uma amplificação do espaço disponível para exposição, pelo que também nesta altura deverá ter sido possível restaurar as pinturas do teto do Salão Nobre, como se lê no início da inscrição: “ (E mais tarde, em 1943 por Joaquim Fernandes).

Texto e fotografias – autoria: Nuno Augusto MNC, fev. 2024.