Exposição Temporária “Há Fogo, Há Fogo! Acudam, Acudam!” – até 18 de março

MUSEU NACIONAL DOS COCHES – ANTIGO PICADEIRO REAL

Quer saber mais sobre a história do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa?

Cidade antiga e populosa, Lisboa foi sempre sujeita a incêndios. Por isso, são já medievais as iniciativas para assegurar a prevenção e o combate dos sinistros enquanto atividade indispensável à cidade, ao seu património e ao bem-estar dos seus habitantes.

Detendo desde então a autoridade sobre a gestão deste serviço, o município de Lisboa não mais deixou de a exercer. Mas, é com a aquisição das primeiras bombas hidráulicas transportadas por homens que se inaugura a aventura das prodigiosas máquinas de extinção de incêndios e salvamento de pessoas e se progride no sentido de uma organização cada vez mais especializada.

Patente no Antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, a exposição temporária Há Fogo! Há Fogo! Acudam, acudam!, dá a conhecer a história da prestação de socorro em Lisboa, entre o final do século XVIII a início do século XX, representativa da identidade e das memórias dos bombeiros da cidade.

As peças apresentadas pertencem às coleções do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros da Câmara Municipal de Lisboa, com forte valor identitário para os bombeiros, e com grande valor patrimonial para a cidade de Lisboa, sendo a sua salvaguarda e divulgação da maior importância.

Organização: Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa | CML.

Patente até 18 de março de 2024