“A Longa Viagem de Baco” no Google Arts and Culture

O Museu Nacional dos Coches lançou mais uma exposição na plataforma on-line do Google Arts & Culture.

“A Longa Viagem de Baco” é o nome da nova exposição que incide nesta divindade tão relevante para a Lusitânia romana e que Camões tanto evocou na obra literária “Os Lusíadas” (séc. XVI).

Os Temas Mitológicos, nomedamente báquicos, e suas alegorias são uma constante em elementos decorativos utilizados nos palácios, monumentos e jardins portugueses, bem como nos coches e berlindas, ricamente ornadas com pinturas e esculturas nos seus alçados. Um tema também recorrente nos coches são as Quatro Estações do Ano, cada uma delas com a sua simbologia característica, sendo o Outono a personificação de Baco ou dos seus atributos. Sileno, o tutor de Baco, é também uma presença constante.

Poderá ficar a saber um pouco sobre este tema representado nalguns coches do MNCoches, designdamente o Coches das Infantas, o Coche do Infante D. Francisco e  o Coche do Embaixador, que convidamos a admirar no MNCoches. em complemento das informações disponibilizadas no G.A.&Culture (visite aqui a nossa Exposição, através do LINK).

“A Longa Viagem de Baco”, resulta de uma parceria entre o MNCoches e o MNArqueologia, através da sua arqueóloga Filomena Barata.

Com o G.A.&Culture , poderá ainda explorar o MNCoches em 360º, conhecer as suas coleções e exposições virtuais.