Jornadas Europeias do Património no MNCoches – 25, 26 e 27 de setembro

Terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema “Património e Educação”.

Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

O Museu Nacional dos Coches irá organizar visitas guiadas quer à coleção permanente quer às reservas museológicas, bem como peddy-papers especialmente dirigidos a famílias.

As atividades presenciais serão realizadas com a máxima segurança que se impõe, requerendo-se no caso das visitas guiadas marcação previa.

Para além das iniciativas referidas, o MNCoches irá promover um passatempo de fotografia em parceria com o Olhares.com, cuja participação decorrerá online.

Por último, serão ainda partilhadas visitas 3D e exposições virtuais associadas aos espaços e coleções do museu.

PROGRAMA DE ATIVIDADES DO MNC:

OS RECANTOS E OS ENCANTOS DA OFICINA DE CONSERVAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DOS COCHES| 25 DE SETEMBRO, ÀS 10h30

Visita conduzida por Rita Dargent ao espaço, habitualmente reservado, das oficinas de conservação do MNC. Esta iniciativa contará com a participação de conservadores restauradores, habituais colaboradores da instituição, especializados nas diferentes áreas de conservação.

Inscrições abertas a partir de 1 de Setembro 2020, através: ritadargent@mncoches.dgpc.pt

Admissão por ordem de inscrição. Lotação máxima de 12 Participantes. Obrigatório o uso de máscara. Ponto de encontro sexta-feira, 25 de setembro, às 10h20, junto à entrada principal do MNC, em frente da bilheteira.

O QUE NOS CONTAM AS COLEÇÕES PRESERVADAS NAS RESERVAS MUSEOLÓGICAS DO MNC?! | 27 DE SETEMBRO, ÀS 10h30

Visita realizada por Rita Dargent às Reservas Museológicas do MNC.

Inscrições abertas a partir de 1 de setembro 2020, através: ritadargent@mncoches.dgpc.pt

Admissão por ordem de inscrição. Lotação máxima de 10 Participantes. Obrigatório o uso de máscara.

Ponto de encontro Domingo, 27 de setembro, 10h20, junto à entrada principal do MNC, em frente da bilheteira.

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO | 25, 26 e 27 DE SETEMBRO, ÀS 15h00

Durante esta visita poderá conhecer vários meios de transporte, as suas principais características e a sua evolução desde o século XVI ao século XIX.

Atividade gratuita, dirigida ao público alvo, mediante inscrição prévia: joaomesquita@mncoches.dgpc.pt

PEDDY-PAPER “VIAGEM NO TEMPO” | 25, 26 E 27 DE SETEMBRO, das 10h00 ÀS 12h00

O Serviço Educativo do Museu Nacional dos Coches convida as famílias a explorarem a coleção do museu com o apoio do Guião de Visita – “Viagem no Tempo”, que sugere um percurso orientado através dos meios de transportes apresentados na Exposição Permanente.

Atividade gratuita, dirigida a famílias, mediante inscrição prévia: joaomesquita@mncoches.dgpc.pt

DESAFIO FOTOGRÁFICO “PATRIMÓNIO E EDUCAÇÃO” | DE 5 A 27 DE SETEMBRO

O Museu Nacional dos Coches e o Olhares celebram o Património Europeu, através da organização conjunta de um desafio de fotografia, onde o património cultural serve de inspiração a captações inéditas.

Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – onde os museus exercem um papel preponderante no conhecimento e na promoção da herança cultural. Neste âmbito o OLHARES e o MNCoches propõem a captação fotográfica do património.

O MNCoches irá premiar a melhor fotografia captada a estes sítios, monumentos, museus, integrados nas paisagens urbanas ou rurais que os acolhem. Ao melhor trabalho será dado especial destaque no site, newsletter e facebook do MNCoches, assim como a oferta de 4 bilhetes para uma visita livre ao Museu (duração de 1 ano).

Participação gratuita, mediante inscrição em https://olhares.com/desafios/2020/desafio-patrimonio-educacao/

Organização: OLHARES e Museu Nacional dos Coches

Informações: comunica@mncoches.dgpc.pt; apoio@olhares.com