Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Jornadas Europeias do Património no MNCoches – 25, 26 e 27 de setembro

Terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema “Património e Educação”.

Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

O Museu Nacional dos Coches irá organizar visitas guiadas quer à coleção permanente quer às reservas museológicas, bem como peddy-papers especialmente dirigidos a famílias.

As atividades presenciais serão realizadas com a máxima segurança que se impõe, requerendo-se no caso das visitas guiadas marcação previa.

Para além das iniciativas referidas, o MNCoches irá promover um passatempo de fotografia em parceria com o Olhares.com, cuja participação decorrerá online.

Por último, serão ainda partilhadas visitas 3D e exposições virtuais associadas aos espaços e coleções do museu.


PROGRAMA DE ATIVIDADES DO MNC:

OS RECANTOS E OS ENCANTOS DA OFICINA DE CONSERVAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DOS COCHES| 25 DE SETEMBRO, ÀS 10h30

Visita conduzida por Rita Dargent ao espaço, habitualmente reservado, das oficinas de conservação do MNC. Esta iniciativa contará com a participação de conservadores restauradores, habituais colaboradores da instituição, especializados nas diferentes áreas de conservação.

Inscrições abertas a partir de 1 de Setembro 2020, através: ritadargent@mncoches.dgpc.pt

Admissão por ordem de inscrição. Lotação máxima de 12 Participantes. Obrigatório o uso de máscara. Ponto de encontro sexta-feira, 25 de setembro, às 10h20, junto à entrada principal do MNC, em frente da bilheteira.


O QUE NOS CONTAM AS COLEÇÕES PRESERVADAS NAS RESERVAS MUSEOLÓGICAS DO MNC?! | 27 DE SETEMBRO, ÀS 10h30

Visita realizada por Rita Dargent às Reservas Museológicas do MNC.


Inscrições abertas a partir de 1 de setembro 2020, através: ritadargent@mncoches.dgpc.pt

Admissão por ordem de inscrição. Lotação máxima de 10 Participantes. Obrigatório o uso de máscara.


Ponto de encontro Domingo, 27 de setembro, 10h20, junto à entrada principal do MNC, em frente da bilheteira.


VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO | 25, 26 e 27 DE SETEMBRO, ÀS 15h00

Durante esta visita poderá conhecer vários meios de transporte, as suas principais características e a sua evolução desde o século XVI ao século XIX.

Atividade gratuita, dirigida ao público alvo, mediante inscrição prévia: joaomesquita@mncoches.dgpc.pt


PEDDY-PAPER “VIAGEM NO TEMPO” | 25, 26 E 27 DE SETEMBRO, das 10h00 ÀS 12h00

O Serviço Educativo do Museu Nacional dos Coches convida as famílias a explorarem a coleção do museu com o apoio do Guião de Visita – “Viagem no Tempo”, que sugere um percurso orientado através dos meios de transportes apresentados na Exposição Permanente.

Atividade gratuita, dirigida a famílias, mediante inscrição prévia: joaomesquita@mncoches.dgpc.pt


TCHÔN – BAILADO BENVINDO FONSECA | 25 SETEMBRO, ÀS 20H00 | 26 E 27 DE SETEMBRO, ÀS 18H00 (antigo picadeiro real – MNC)

TCHÔN de Benvindo Fonseca

Tchôn, palavra crioula que significa Chão em português, é o mais recente bailado do coreógrafo internacional Benvindo Fonseca. Inspirado na vida, nos seus ciclos, nos seus percursos e em toda a beleza subjacente à sua heterogeneidade. O espetáculo, um canto ao sagrado e à diversidade que nos une, reúne em palco excertos dos bailados Cromeleque e Missa Crioula, ambos da autoria de Benvindo Fonseca.  Tchôn é existência, Tchôn é sagrado, é um percurso repleto de encruzilhadas, experiências e histórias cruzadas. Trata-se de uma celebração da vida que nos transporta sensorialmente por um universo de espaços intemporais onde o etéreo se materializa e reflete nos corpos dos intérpretes.

Tchôn, meaning floor in creole, is international choreographer Benvindo Fonseca’s most recent work. Tchôn is inspired by life ­– its cycles, its paths and all the inherent beauty of life’s heterogeneity. The performance on stage, a chant to the sacred and to the diversity that unites us, fuses excerpts from the pieces Cromeleque and Missa Crioula, both choreographed by Benvindo Fonseca. Tchôn is existence, Tchôn is sacred. It is a route full of crossroads, experiences and interlinked stories. It is about celebrating the life that transports us sensually through a universe of timeless spaces, where the ethereal materialises and is reflected in the bodies of the dancers.

Duração | Run time: 1h10m

Coreografia | Choreography

Bailarinos | Dancers: Ana Sófia Leite, Andreia Barros, Beatriz Duarte, Máximo Zequeira, Miguel Santos, Sofia Luz e Tiago Barreiros

Figurinos | Costume Designer: Benvindo Fonseca e Tresa Martins (Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo)

Fotografia | Photo: Joaquim Leal

Produção | Production: Welcome People & Arts


OBRIGATÓRIA AQUISIÇÃO PRÉVIA DE BILHETE, em: TICKETLINE


DESAFIO FOTOGRÁFICO “PATRIMÓNIO E EDUCAÇÃO” | DE 5 A 27 DE SETEMBRO

O Museu Nacional dos Coches e o Olhares celebram o Património Europeu, através da organização conjunta de um desafio de fotografia, onde o património cultural serve de inspiração a captações inéditas.

Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – onde os museus exercem um papel preponderante no conhecimento e na promoção da herança cultural. Neste âmbito o OLHARES e o MNCoches propõem a captação fotográfica do património.

O MNCoches irá premiar a melhor fotografia captada a estes sítios, monumentos, museus, integrados nas paisagens urbanas ou rurais que os acolhem. Ao melhor trabalho será dado especial destaque no site, newsletter e facebook do MNCoches, assim como a oferta de 4 bilhetes para uma visita livre ao Museu (duração de 1 ano).

Participação gratuita, mediante inscrição em https://olhares.com/desafios/2020/desafio-patrimonio-educacao/


Organização: OLHARES e Museu Nacional dos Coches


Informações: comunica@mncoches.dgpc.pt; apoio@olhares.com


PLATAFORMA JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO – LINK – AQUI