Museu Nacional dos Coches

Arquivo


MNCoches | Exposição “Primeira Pedra 2016-2022 Experimentadesign” | 23 de junho

SAVE THE DATE !

 

No dia 23 de junho, inaugura, às 22 horas, no interior e no exterior do Novo edifício do M.N.Coches, em Lisboa, a exposição “Primeira Pedra 2016 I 2022”, comissariada pela experimentadesign, que dá a conhecer 74 obras em pedra criadas por 36 designers, arquitectos e artistas de renome nacional e internacional.

A inauguração terá início com uma performance associada à obra desenhada pela arquitecta brasileira Carla Juaçaba, “Pedra do Tempo”, colocada na praça exterior. Conta também com um DJ & Light Design set na peça da designer gráfica inglesa Frith Kerr “This dance ain’t for everybody, Only the sexy people (Dance Floor)” e com a performance / work-in-progress relativa à obra do designer gráfico Pedro Falcão, “El Lissitzky”, ambas no primeiro piso do museu.

 

Neste dia, no auditório do museu, poderão ser visualizados os documentários “Resistance”, “Still Motion” e “Common Sense”, emitidos pela RTP2 em 2018. Os três filmes revelam o desenvolvimento de criações artísticas agora expostas, integrando entrevistas aos diversos autores e registos das suas apresentações internacionais.

 

Mostrada naquele que é um dos mais importantes museus nacionais e junto daquela que é a maior colecção de coches do mundo, um acervo de inigualável valor e uma parte da história cultural portuguesa e mundial, a Primeira Pedra 2016 I 2022 vai interagir com o complexo museológico desenhado pelo arquitecto Paulo Mendes da Rocha, quer nos espaços exteriores, nomeadamente a grande praça, quer nos espaços interiores, permitindo uma multiplicidade de diálogos entre passado, presente e futuro.

 

A “Primeira Pedra 2016 I 2022” estará patente no MNC, até 25 de setembro de 2022.

 

CONSULTE: PRESS RELEASE 

 

Para mais informações consulte: www.primeirapedra.com/projects/; Contacte: info@experimenta.pt

 

 

 

PRESS RELEASE  – EXPERIMENTADESIGN

Lisboa recebe o grande evento Primeira Pedra 2016 I 2022

Lisboa recebe no próximo dia 23 de Junho a celebração do programa Primeira Pedra, num dia que se inicia com uma Conferência no Teatro Tivoli BBVA e que termina com a inauguração de uma grande exposição retrospectiva no Museu Nacional dos Coches.

Passados seis anos desde a estreia deste programa de investigação cultural, na 15ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza em Maio de 2016, e depois da materialização de inúmeras apresentações em vários pontos do mundo, o público português e internacional vai poder conhecer o conjunto das mais de 70 obras produzidas em pedra portuguesa pela respectiva indústria de extração e transformação nacional. Ao longo deste período, este material português, sustentável e de grande importância, foi a matéria de criação para 36 autores –  arquitectos, designers e artistas –  de 15 nacionalidades diferentes.

A 23 de Junho estarão presentes em Lisboa mais de dois terços dos 36 autores da Primeira Pedra juntamente com vários dos parceiros nacionais e internacionais deste projecto, que foi mostrado de forma segmentada através de exposições ou instalações em algumas das mais prestigiadas instituições ou eventos culturais em cidades como Veneza, Milão, Weil am Rhein, Basel, São Paulo, Londres, Nova Iorque e Dubai.

 

A Conferência Primeira Pedra

10:00 | 17:00 Teatro Tivoli BBVA

Conferência internacional dirigida ao público em geral e a todos os que se interessam pelos temas da arquitectura, do design e das artes plásticas na sua relação com o mundo contemporâneo.

Dos 36 participantes da Primeira Pedra estão presentes em Lisboa cerca de 29, nesta série de debates que se inicia às 10:00 e que termina às 17:00 num espaço iconográfico de Lisboa, o Teatro Tivoli BBVA, constituindo-se como uma oportunidade única para conhecer de perto e ouvir alguns dos mais interessantes autores da contemporaneidade.

Os debates, acompanhados em tempo real pelas imagens das obras produzidas e do seu processo de produção, têm como moderadores protagonistas da curadoria internacional, que se deslocam também neste dia a Lisboa para o evento, e debruçam-se sobre questões relacionadas com sustentabilidade, criatividade, materiais, comunicação, interactividade, espaço público e privado, entre outros.

Os bilhetes, com preços especiais para diversos grupos etários, estão à venda na Ticket Line.

 

 

A Exposição Primeira Pedra 2016 I 2022

Inauguração – 23 de junho | 22:00 Museu Nacional dos Coches

A exposição Primeira Pedra 2016 I 2022 coroa seis anos de trabalho e de investigação na área da cultura contemporânea que geraram mais de 70 obras originais em pedra portuguesa, feita pela indústria, mas também artesãos, nacionais.

É uma premiére mundial, que reúne pela primeira vez as 74 peças produzidas no decorrer do programa por 36 autores célebres do panorama cultural e artístico nacional e internacional no Museu Nacional dos Coches.

A grande exposição retrospectiva é mostrada naquele que é um dos mais importantes museus nacionais e junto daquela que é a maior colecção de coches do mundo, um acervo de inigualável valor e uma parte da história cultural portuguesa e mundial. Vai ainda interagir com o complexo museológico desenhado pelo arquitecto Paulo Mendes da Rocha, quer nos espaços exteriores, nomeadamente a grande praça, quer nos espaços interiores, permitindo uma multiplicidade de diálogos entre passado, presente e futuro.

Foi tendo em consideração não só a história própria de alguns dos coches dentro do museu, como também os detalhes arquitectónicos do edifício, que a narrativa expositiva foi desenhada. Permite um redescobrimento da colecção permanente mas também cria novas formas de ver e usar o espaço do museu. Os visitantes poderão relacionar-se com o espaço exterior como até agora nunca tal tinha acontecido e poderão utilizar as novas obras que lá estarão expostas; dentro do museu terão diálogos propostos entre as novas obras em pedra e alguns dos coches ou alguns dos elementos da arquitectura do museu.

Os públicos próprios das artes plásticas, da arquitectura do design contemporâneos terão um natural motivo para visitarem o Museu dos Nacional dos Coches, trazendo novas audiências; os públicos habituais do museu serão surpreendidos com os novos conteúdos que interagem com os conteúdos históricos e com o espaço através da colocação das obras.

A exposição é realizada em co-produção com o Museu Nacional dos Coches.

 

O programa Primeira Pedra

A Primeira Pedra nasce de um convite à experimentadesign feito pela Assimagra – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, em 2015, que tinha como objectivo inovar o sector e explorar o seu potencial, dar-lhe mais visibilidade e valorização.

O programa cultural que foi desenhado pela experimentadesign faz a ponte entre a cultura e a economia e veio trazer um processo de inovação ao cluster da pedra nacional, sublinhado e internacionalizando o valor da pedra portuguesa e da respectiva indústria de extração e transformação nacional. Veio também investir no sector cultural e criar novas oportunidades de experimentação na área da cultura.

Concebido e desenvolvido a partir do ethos da experimentadesign, que é a valorização e a promoção da cultura numa perspectiva integradora e multidisciplinar, Primeira Pedra revela as possibilidades da pedra portuguesa, não só no sentido material e estético, mas também como agente fundamental no desenvolvimento económico, tecnológico e cultural sustentável.

O programa Primeira Pedra foi aprovado no âmbito dos fundos comunitários do Quadro 20/20, através do programa Compete, em duas candidaturas lideradas pela Assimagra – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins e concebidas pela experimentadesign. Para que acontecesse foi ainda reunido um grupo de 28 empresas nacionais.

O programa  Primeira Pedra concretizou 7 grandes projectos de investigação e criação.

Os três primiros, de 2016 a 2018 foram Resistance, Still Motion, Common Sense, apresentados respectivamente em Veneza, São Paulo, Nova Iorque, Weil am Rhein, Basel e Londres.

De 2018 a 2022, o programa promoveu 3 novos projectos: Mint Street, uma instalação permanente produzida para uma rua em Londres, na zona de Southwark; Expanded, uma exposição apresentada em Veneza durante a 58ª Bienal de Arte; e A Bench For a Tower, um grande evento em Nova Iorque.

Para além das peças desenvolvidas e apresentadas nestes locais, a exposição celebratória em Lisboa irá também incluir a estreia de um projecto – Fragile Mode Fragile – e apresentar a segunda parte de Expanded.

www.primeirapedra.com

www.experimentadesign.pt

www.assimagra.pt

press@experimenta.pt

 

 

OS AUTORES  POR ÁREAS

Arquitectura (13 autores)

Álvaro Siza / Amanda Levete / Bijoy Jain / Carla Juaçaba / Eduardo Souto de Moura / Elemental / João Luís Carrilho da Graça / Manuel Aires Mateus / Mia Hägg / Michel Rojkind / Paulo David / Studio MK27 / Vladimir Djurovic

Design (17 autores)

Claudia Moreira Salles / Estudio Campana / Fernando Brízio / Frith Kerr / Ian Anderson / Jasper Morrison / Jonathan Barnbrook / Jonathan Olivares / Jorge Silva / Michael Anastassiades / Miguel Vieira Baptista / Pedro Falcão / Peter Saville / Philippe Starck / R2 Design / Ronan & Erwan Bouroullec / Sagmeister & Walsh

Arte (6 autores)

Ai Weiwei / Carsten Höller / Fernanda Fragateiro / Julião Sarmento / Marina Abramović / Vhils

 

POR PAÍSES (15 Países)

Alemanha

Carsten Höller

Áustria

Stefan Sagmeister (de Sagmeister & Walsh)

Brasil

Carla Juaçaba / Claudia Moreira Salles / Estudio Campana / Studio MK27

Chile

Elemental

China

Ai Weiwei

Chipre

Michael Anastassiades

EUA

Jonathan Olivares / Jessica Walsh (de Sagmeister & Walsh)

França

Philippe Starck / Ronan & Erwan Bouroullec

Índia

Bijoy Jain

Líbano

Vladimir Djurovic

México

Michel Rojkind

Reino Unido

Amanda Levete / Frith Kerr / Ian Anderson / Jasper Morrison / Jonathan Barnbrook /Jonathan Olivares / Peter Saville

Portugal

Álvaro Siza / Eduardo Souto de Moura / Fernando Brízio / Fernanda Fragateiro / João Luís Carrilho da Graça / Jorge Silva / Julião Sarmento / Manuel Aires Mateus / Miguel Vieira Baptista / Paulo David / Pedro Falcão / R2 Design / Vhils

Sérvia

Marina Abramović

Suécia

Mia Hägg

 

POR PROJECTO (7 Projectos)

Resistance (Arquitectura)

Amanda Levete / Álvaro Siza / Bijoy Jain / Eduardo Souto de Moura / Elemental / João Luís Carrilho da Graça / Mia Hägg / Paulo David / Vladimir Djurovic / Studio MK27

 Still Motion (Design de Comunicação)

Ian Anderson / Jonathan Barnbrook /Jorge Silva /Pedro Falcão / Peter Saville / Sagmeister & Walsh

Common Sense (Design de Equipamento e de Produto)

Claudia Moreira Salles / Estudio Campana / Fernando Brízio / Jasper Morrison / Michael Anastassiades / Miguel Vieira Baptista / Ronan & Erwan Bouroullec

Mint Street (Design Urbano)

Michael Anastassiades

Expanded (Artes Plásticas)

Ai Weiwei / Carsten Höller / Fernanda Fragateiro / Julião Sarmento / Marina Abramović / Vhils

A Bench for a Tower (Design de Equipamento)

Álvaro Siza

Fragile Mode Fragile (Arquitectura e Design)

Carla Juaçaba / Frith Kerr / Jonathan Olivares / Manuel Aires Mateus / Michel Rojkind /   Philippe Starck / R2 Design

 

OS 34 TIPOS DE PEDRA PORTUGUESA UTILIZADAS NAS 74 OBRAS

Ardósias (1)

Ardósia de Valongo

Cálcarios (17)

Amarelo de Negrais / Ataíja Castanho / Ataíja Creme / Calcário Alpinina / Calcário Azul Cadoiço / Calcário Azul Valverde / Calcário Lioz / Calcário Lioz Abancado / Calcário Moca /  Calcário Moleanos / Calcário Semi-Rijo do Arrimal / Calcário Semi-Rijo do Codaçal / Calcário Vidraço Ataíja Mix / Calcário Vidraço Moleanos / Calcário Vidraço Moleanos Azul / Calcário Vidraço Portela / Moca Creme de Grão Médio

Granitos (3)

Granito Branco Micaela / Granito Gabro de Odivelas / Granito Pedras Salgadas

 Mármores (12)

Mármore Azul Lagoa / Mármore Branco Anilado / Mármore Branco com Veios Castanhos / Mármore Branco Vigária / Mármore Creme com Veios Rosa / Mármore Estremoz Branco / Mármore Pele de Tigre / Mármore Rosa com Veios Verdes / Mármore Rosa sem Veios / Mármore Ruivina Claro / Mármore Ruivina Escuro / Mármore Verde Viana

Xisto (1)

Xisto Negro de Foz Côa

 

AS EMPRESAS EXTRACTORAS E PRODUTORAS (28)

AGF – António Galego e Filhos / Airelimestones / Ardósias Valério e Figueiredo / Comármore / Dimpomar / ETMA / Ezequiel Francisco Alves / Fátima Stones / Formas de Pedra / Gárgula Gótica / Grupo Ferrar / Joaquim Duarte Urmal & Filhos / Julipedra / LSI Stone / Marfilpe / Marmocazi / Mármores da Granja / Mármores Galrão / Mocapor / Moca Stone / MVC – Mármores de Alcobaça / Pedra Secular / Polimagra / Roufimar / Solancis / Solicel / Solubema / Transgranitos

 

23 Junho 2022

Programa

10:00 I 17:00 – Conferências Primeira Pedra

Teatro Tivoli BBVA / Tivoli BBVA Theatre

Avenida da Liberdade nº 182 A, 1250-146 Lisboa

22:00 – Inauguração da Exposição Primeira Pedra 2016 I 2022

Museu Nacional dos Coches / National Coach Museum

Avenida da Índia nº 136, 1300-300 Lisboa

 

Ficha Técnica

 Primeira Pedra 2016 I 2022

 Curadoria

Guta Moura Guedes

Participantes

Ai Weiwei — Álvaro Siza — Amanda Levete — Bijoy Jain — Carla Juaçaba — Carsten Höller — Claudia Moreira Salles — Eduardo Souto de Moura — Elemental — Estudio Campana — Fernanda Fragateiro — Fernando Brízio — Frith Kerr — Ian Anderson — Jasper Morrison — João Luís Carrilho da Graça — Jonathan Barnbrook — Jonathan Olivares — Jorge Silva — Julião Sarmento — Manuel Aires Mateus — Marina Abramović — Mia Hägg — Michael Anastassiades — Michel Rojkind — Miguel Vieira Baptista — Paulo David — Pedro Falcão — Peter Saville — Philippe Starck — R2 Design — Ronan & Erwan Bouroullec — Sagmeister & Walsh — Studio MK27  — Vhils — Vladimir Djurovic

Moderadores da Conferência Primeira Pedra

Aric Chen (CHINA) – Deniz Ova (TURQUIA) – Zoë Ryan (EUA)

 

COM O ALTO PATROCÍNIO DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

 O Projecto Primeira Pedra é co-financiado pelo FEDER no âmbito do Compete2020

 Promotor Assimagra

Concebido, Comissariado e produzido por experimentadesign

 Co-produção da exposição Primeira Pedra 2016-2022 República Portuguesa / Património Cultural / Museu Nacional dos Coches

Apoios Stone By Portugal / Câmara Municipal de Lisboa /  Câmara Municipal de Cascais /  Câmara Municipal de Porto de Mós / João Líbano Monteiro e Associados S.A / Valadas Coriel & Associados / Palácio Ludovice / ArtWorks / Fravizel / Sociedade Central de Cervejas / Quinta da Boa Esperança / Revitiles, Lda / Slideshow

Com a colaboração de ALTA International Creative Alliance / RTP