MNCoches integra o Projeto-piloto da Provedoria do Serviço Cultural e Educativo da DGPC – “Junta(te) ao Nosso Património”

A Direção-Geral do Património Cultural, através da sua Provedoria do Serviço Cultural e Educativo, lança em julho de 2021 o projeto-piloto “Junta(te) ao Nosso Património”, com o objetivo de fomentar a reaproximação ao Património Cultural e às suas diferentes manifestações artísticas, em particular da população mais idosa, severamente afetada pelo isolamento devido à pandemia.

Dinamizado pelos Serviços Educativos dos Museus, Monumentos e Palácios (MMP) e tendo como público-alvo a população sénior, este é um programa desenhado para proporcionar vivências culturais e patrimoniais que se convertam em experiências partilhadas de forma intergeracional, nos núcleos familiares e grupos de referência.

A iniciativa, que contempla um conjunto de ações e visitas durante os meses de verão, une equipamentos culturais da DGPC a um total de seis Juntas de Freguesia: Alverca do Ribatejo e Sobralinho; Bucelas; Mafra; Odivelas: Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e S. Domingos de Benfica.

Em concreto, o projeto prevê a realização de uma visita semanal, em duas semanas consecutivas, durante o mês de julho, agosto  ou setembro, de dois grupos de 10 pessoas de cada uma das Juntas de Freguesia participantes. Os ingressos e as atividades têm caráter gratuito.

Deste modo, o primeiro grupo deverá realizar as suas visitas ao equipamento cultural com o qual estabelece a parceria durante as duas primeiras semanas do mês e o segundo durante as duas últimas semanas, de modo a favorecer uma relação privilegiada e de proximidade com aquele Monumento, Museu ou Palácio.

O Protocolo entre a DGPC e as Juntas de Freguesia foi assinado a 28 de junho último, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Este é um projeto-piloto da Provedoria do Serviço Cultural e Educativo que poderá servir de base a futuras iniciativas no mesmo âmbito, sempre ancoradas na experiência e competências especializadas das equipas dos Serviços Educativos dos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais.

Os MMP e as respetivas Juntas participantes no projeto são os seguintes:

Museu Nacional do Azulejo – Junta de Freguesia de Odivelas (concelho de Odivelas)

Museu Nacional dos Coches – Junta de Freguesia de Bucelas (concelho de Loures)

Museu Nacional da Música – União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (concelho de Oeiras)

Museu Nacional do Teatro e da Dança/Museu Nacional do Traje – Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica (concelho de Lisboa)

Palácio Nacional da Ajuda –  Junta de Freguesia de Mafra (concelho de Mafra)

Palácio Nacional de Mafra – Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho (concelho de Vila Franca de Xira).

JUNTA(TE) AO NOSSO PATRIMÓNIO

SERVIÇO EDUCATIVO DO M.N. COCHES / J.F. BUCELAS

O Serviço Educativo do MNC irá promover um programa de atividades com dois grupos de séniores da JF de Bucelas, todas quintas-feiras de julho, no período das 10h30 às 12h30.

Assim, através de uma experiência sociocultural que inclui duas visitas guiadas, a primeira ao Novo Museu e a segunda ao antigo Picadeiro Real do MNC, seguida de um atelier de douramento, o SE do MNC espera proporcionar momentos inesquecíveis, de agradável convívio e partilha de conhecimentos, em torno da história, dos edifícios, das coleções do Museu dos Coches.

1º grupo:

8 de julho – Visita ao Novo Museu;

15 de julho – Visita ao antigo Picadeiro Real do MNC e atelier de douramento.

2º grupo:

22 de julho – Visita ao Novo Museu;

29 de julho – Visita ao antigo Picadeiro Real do MNC e atelier de douramento.

Protocolo de Parceria (28.06.2021): DGPC / MNC (SE) / JFBucelas (Senhor Presidente Élio Matias).

Para saber mais contacte: servicoeducativo@mncoches.dgpc.pt