MNCoches no Encontro ICOM.PT – E porque nem tudo são Coches …”

Nos passados dia 1 e 2 de Outubro realizou-se no município de  Vila Nova de Famalicão, mais um Encontro de Outono, organizado pelo ICOM PT.

Inserido no painel da manhã, dedicado à importância das reservas museológicas, o Museu Nacional dos Coches foi convidado a apresentar uma comunicação fazendo-se representar pela coordenadora desta área de trabalho, Rita Dargent.

Com o título  “E porque nem tudo são Coches…”, a apresentação acessível sob formato presencial e via zoom,  foi ilustrativa  do processo operativo e da reorganização das reservas museológicas do MNCoches.

A oportunidade advinda da transição das coleções para as reservas do novo edifício do MNCoches proporcionou enormes mais valias tanto para a leitura da coleção como para a gestão operacional do próprio acervo. O testemunho desta mudança e diversas questões relativas à gestão operacional desta jornada estiveram em foco.

Tendo em conta que mais de 90% da coleção se encontra acondicionada em ambiente de reserva e de facto, “nem tudo são coches”, no alinhamento da comunicação foram referidos aspetos relacionados com a conservação, o aprofundamento do estudo e as consequentes oportunidades de divulgação destas coleções tão específicas quanto notáveis.

A partir do próximo mês de Novembro, através do boletim do ICOM PT, poderá saber com mais detalhe, pormenores desta apresentação.