Conservação Preventiva

Programa Digitalização e Virtualização de Bens Culturais, em curso, no MNCoches!

Esta semana o Museu Nacional dos Coches celebrou, com enorme entusiasmo, três meses de trabalho conjunto com a Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do PRR – Digitalização e Virtualização de Bens Culturais, já em curso.

Baseado genericamente no desenvolvimento de duas campanhas de trabalho que decorrem em paralelo, de registo de imagens 2D e de captação de imagens 3D, este programa tem como intuito principal a disponibilização gratuita e global de conteúdos visuais relativos a uma considerável percentagem do património de diversas instituições culturais nacionais.

O privilégio de se explorarem visualmente bens culturais bi ou tridimensionais, procurando esclarecer e enfatizar dados respeitantes à constituição material, construtiva, estética ou conservativa, afigura-se um desafio imperdível.

E como é transversal a todas as longas jornadas, tudo o que é partilhado com entusiasmo, companheirismo e verdadeiro espírito de equipa, tem outro fascínio. Agradecemos à Universidade Nova de Lisboa pelo privilégio que nos concedeu, na primazia exploratória deste Projeto conjunto!”.

(Rita Dargent, Técnica Superior MNC, Museóloga)