Conservação e Restauro

Revisite algumas intervenções de Conservação e Restauro realizadas com o apoio da Fundação Millennium bcp

Nos últimos anos, o Museu Nacional dos Coches (MNC) tem tido o privilégio de contar com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.

Através desta parceria institucional, entre a Fundação e o MNC, tem sido possível a realização de inúmeras ações de Conservação e Restauro fundamentais para a preservação desta Coleção considerada única no mundo e como tal, reconhecida internacionalmente.

Em 2016, no ano seguinte à inauguração do novo edifício, e graças ao incentivo financeiro da Fundação Millennium bcp, foi possível proceder aos restauros do Coche de Filipe II (Inv.º V 0001) e do tejadilho do Coche de D. Maria Áustria (Inv.º V 0006).

Entre 2018 e 2020 foram igualmente intervencionadas outras duas viaturas da coleção, o Coche da Mesa (Inv.º V 0013) e o Carrinho de Passeio (Inv.º V 0056). Todos estes trabalhos de conservação e restauro foram realizados por uma equipa interdisciplinar, reunida para o efeito, constituída por conservadores-restauradores externos (especializados na área dos têxteis, cabedais, madeira, pintura e douramento) cujo olhar atento e a ampla experiência profissional tem representado um enorme contributo para o aprofundamento do conhecimento e preservação do acervo do MNC.

Por forma a promover a interação com os visitantes, algumas destas ações foram realizadas no percurso expositivo onde tem sido possível a observação “in situ” dos trabalhos em curso.

As referidas intervenções contaram naturalmente com o apoio do Departamento de Conservação do MNC, assim como o apoio técnico e científico do Laboratório José de Figueiredo/DGPC, instituição a quem cumpre a concretização da política de conservação dos bens culturais móveis e integrados, propriedade do Estado.

Através do CANAL do YOUTUBE do MNC, os interessados poderão visualizar algumas das intervenções realizadas no acervo do MNC.
Se tem interesse por estes temas, continue a seguir-nos. Cá estaremos para o informar!

CONSULTE AQUI: https://www.youtube.com/c/MuseuNacionaldosCoches/videos

VÍDEOS YOUTUBE