Museu Nacional dos Coches

Notícias


Quizzes “Mitos Online – Aprender Mitologia nos Museus”

 

 

 

 

Desde meados de 2020, o Museu Nacional dos Coches tem vindo a preparar uma série de desafios, com coordenação científica de Filomena Barata do Museu Nacional de Arqueologia, que visam despertar a curiosidade e promover a aprendizagem de diversos mitos presentes na coleção do Museu.

O projeto intitulado “MITOS ONLINE” dirige-se especialmente aos mais jovens e famílias mas todos estão convidados a conhecer de um modo desafiante e divertido alguns Mitos e deuses da Antiguidade Clássica, que habitam em simultâneo o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arqueologia, assim como outros epaços patrimoniais da cidade de Lisboa…

Atena, Baco, Vénus, Neptuno, Apolo,… são algumas dessas divindades mitológicas. Venha descobri-las!

Acompanhem-nos também nesta grande viagem dos Mitos!!  

 

 

MITO ONLINE –  I

Esta atividade tem por finalidade a descoberta de alguns mitos e alegorias que aparecem nas esculturas e pinturas das viaturas de aparato do museu. O tema “As Quatro Estações do Ano”, surge como um dos mais recorrentes…

Participe AQUI   

 

MITO ONLINE –  II

Esta atividade pretende dar a conhecer algumas figuras mitológicas dos majestosos “Coches da Embaixada”, que convidamos a admirar no próprio Museu. Construídos em Roma, no mais perfeito estilo barroco, os três coches ostentam elementos simbólicos e alegorias à Pátria que se mesclam  com a Mitologia clássica.

Participe AQUI   

 

MITO ONLINE –  III

Desta vez, o “nosso Quiz” incide sobre a belíssima tapeçaria que se encontra no antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches – O RAPTO DE HELENA, que foi executada em França, na Manufactura Real de Aubusson, na primeira metade do século XVIII.

Este QUIZ contou com a especial colaboração da então voluntária no MNC, a Arqueóloga, Patrícia Brum. Participe  AQUI

 

MITO ONLINE  –  IV

Através da seguinte iniciativa, pretende-se desafiar os mais pequenos a conhecer alguns mitos representados no Coche de D. Maria Francisca Benedita. Segundo a tradição, este coche terá sido construído em Portugal a partir de um modelo estrangeiro, para ser utilizado pela Princesa D. Maria Francisca Benedita, por ocasião do seu casamento com o Príncipe D. José, seu sobrinho, em 1777. Parta à descoberta… Participe – AQUI

 

       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MITO ONLINE –  V

Quizz em torno de dois dos deuses que, desde longa data, estão representados no nosso território: o deus Neptuno e sua esposa Anfitrite.

Participe – AQUI    

 

MITO ONLINE –  VI

Itinerário que incide na deusa a deusa da beleza e do amor, a deusa Vénus.

Participe AQUI    

 

MITO ONLINE –  VII Percurso que dá a conhecer o “festivo” Baco (deus do vinho).

Participe AQUI    

 

MITO ONLINE –  VIII Atena, deusa da Sabedoria e da Razão, será a divindade que nos vai acompanhar nesta “viagem”.

Participe AQUI    

 

MITO ONLINE –  IX

Sabia que Apolo, também identificado como Febo (brilhante), era considerado o deus da juventude e da luz da verdade? Era também o deus da música, da medicina, das artes e da profecia? Desafie os seus conhecimentos, neste QUIZ que lhe propomos…

Participe AQUI     

 

MITO ONLINE –  X

A palavra museu é de origem grega (mouseîon) e significa, exatamente, o lugar onde viviam as musas. Os antigos gregos acreditavam que as Musas eram filhas da deusa Mnemósine, a Memória, e de Zeus, o Júpiter dos Romanos. Cada ramo do conhecimento ou das artes possuía uma musa específica, a quem os escritores, poetas e artistas recorriam para ter inspiração. Quer saber mais acerca das Musas? … Então este QUIZ é para si!

Participe AQUI    

 

MITO ONLINE –  XI

Neste desafio destacamos algumas Musas e divindades da Antiguidade Clássica associadas à Música. Além do Museu Nacional dos Coches, do Museu Nacional de Arqueologia e do Palácio Nacional da Ajuda, este QUIZ inclui um convidado muito especial …. o Museu Nacional da Música!

Participe AQUI     

 

MITO ONLINE –  XII

Lembrando todas as mulheres neste mês de Março, iremos recordar algumas divindades femininas do Panteão Greco-latino.

Participe AQUI    

 

MITO ONLINE –  XIII

Através do QUIZ “O Rosto das Divindades: A Fortuna”, vamos aprender a identificar algumas das divindades do Mundo Greco-Romano que continuaram a ser recorrentes ao longo dos tempos e que estão representadas no Museu Nacional de Arqueologia e no Museu Nacional dos Coches.

Participe AQUI  

 

MITO ONLINE – XIV

Que a FORTUNA vos proteja neste desafio online…

Participe AQUI

 

MITO ONLINE – XV Este Quiz chama-se ” O Rosto das Deidades: As Ninfas”, venha descobrir porquê….

Participe AQUI