Representações e partilhas salutares, entre instituições Nacionais!

É com enorme honra que o Museu Nacional dos Coches se associa a mais uma notável exposição de património móvel, desta vez, através de um singular núcleo de bens do museu que ilustra o gosto da família real portuguesa pela arte equestre e paralelamente pela utilização de objetos de luxo na sua vivência quotidiana.

Referimo-nos a um emblemático conjunto oferecido a S.M.,Rainha D.Maria II, pelo Corpo do Comércio, em 1834, constituído por uma aparatosa sela de montada de amazona com respetivo xairel, ambos revestidos a veludo profusamente bordado a fio de prata, complementados pelos seguintes elementos do arreio: cabeçada, freio, peitoral e rabicheira, trabalhados em cabedal entrançado com aplicação recortada a ouro e prata com as siglas distintivas da monarca.

Presentemente este núcleo de bens pode ser apreciado na Galeria D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda, integrado na exposição intitulada: “D. Maria II, de princesa brasileira a rainha de Portugal, 1819-1853”, que resulta de uma ampla colaboração institucional entre o Museu da Presidência da República e o Palácio Nacional da Ajuda, com a participação de várias entidades públicas e privadas, entre as quais o MNCoches.

A exposição foi prolongada até 31 de outubro de 2021.

Mais informações – link