CURIOSIDADE DO MÊS … de setembro

SABIA QUE …

A luxuosa Carruagem da Coroa foi oferecida ao rei D. João VI pelo riquíssimo Conde da Póvoa, em 1824.

Este tipo de veículo de origem londrina impôs-se no início do século XIX, em toda a Europa após a Revolução Francesa.
As alterações políticas e uma paragem na produção dos segeiros parisienses facilitaram a expansão dos modelos londrinos que introduziram um novo conceito de luxo e funcionalidade.
As caixas de perfil elegante e menor sobrecarga decorativa são suspensas por correias curtas a molas de aço em forma de ”C”.
A Carruagem da Coroa foi usada em variadíssimas ocasiões de grande aparato ao longo do século XIX.
No reinado do rei D. Luís foi necessária uma intervenção profunda tendo sido substituído o rodado, o revestimento interior, a cobertura da almofada do cocheiro assim como a pintura da caixa.
O restauro importou em cinco milhões e duzentos mil reis (vinte e seis euros na moeda atual) quantia muito considerável para a época… mas tratava-se da mais sumptuosa carruagem da Casa Real.
A sua última utilização foi no estado de gala de receção à rainha Isabel II de Inglaterra, em Fevereiro de 1957.

Esta e muitas outras curiosidades poderá descobrir ao visitar a mais completa coleção de viaturas expostas no Novo Museu dos Coches.