DESAFIO OLHARES – JEP 2020 – Apresentação do Vencedor!

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu Nacional dos Coches e o OLHARES lançaram um DESAFIO subordinado ao tema das JEP 2020, “PATRIMÓNIO E EDUCAÇÃO”, onde o património cultural serviu de inspiração para captações fotográficas inéditas.

Deste desafio, realizado entre 5 a 27 de setembro de 2020, resultaram mais de 170 fotografias, tendo sido pré-selecionadas 13, que convidamos a apreciar no site da OLHARES – aqui.

Entre os trabalhos apresentados, o grande vencedor foi o VÍTOR MURTA que nos “presenteou” com uma bonita e artística captação da BIBLIOTECA JOANINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA.
Muitos parabéns ao vencedor!

Assim , de acordo com palavras do autor:
“Esta fotografia resulta de uma iniciativa levada a cabo pela Universidade de Coimbra, para dar a conhecer alguns dos locais especiais do antigo Palácio Real. Eu fui um dos fotógrafos convidados a percorrer lugares icónicos da Universidade, tendo no seu trabalho dado destaque à “Biblioteca Joanina”.
Para além de ser considerada uma das mais belas do mundo, é uma obra-prima do Barroco, edificada sob o patrocínio de D. João V, adotando a designação de Biblioteca Joanina em homenagem ao seu patrono. O Interior é integralmente revestido por estantes forradas a folha de ouro e decoradas com motivos chineses, que estabelecem uma relação cromática com os fundos pintados a verde, vermelho e negro. Dotada de exemplares das mais raras coleções bibliográficas, apresenta um acervo de coleções dos séculos XVI, XVII e XVIII que representam o que de melhor se produzia na Europa culta do seu tempo.
Os colaboradores da Universidade personificaram figuras históricas portuguesas, para que o resultado das fotografias, através de uma viagem ao imaginário, pudesse contar um pouco da história de Portugal e da Universidade de Coimbra. A sessão fotográfica contou com a direção técnica de Sérgio Flores.”

Nota – O júri quando escolheu a fotografia não tinha conhecimento do referido Projeto.
O vencedor recebeu como prémio um especial destaque no site, newsletter e facebook do MNCoches, assim como a oferta de 4 bilhetes para uma visita livre ao Museu (duração de 1 ano).

O MNCoches e o OLHARES congratulam e agradecem a todos os participantes, na expectativa da sua Visita!