A Newsletter do Museu Nacional dos Coches conta com um apontamento de divulgação da nossa Biblioteca. Trata-se de um Destaque Mensal especialmente dedicado a uma publicação disponível no nosso espaço, que consideramos ser de interesse para os utilizadores / leitores da Biblioteca.
Mantenha-se atento(a) às novidades!
Portugal e os seus cavalos
Jorge Mathias, Carlos Gil e Jorge Barros. Lisboa: Edições António Ramos, 1980.
Cota: 13/2471
Livro em português (ilustrado), 112 páginas.
De acordo com os autores, esta publicação pretende dar a conhecer um pouco do ‘Mundo Equestre Português’, dividindo-se da seguinte forma: uma breve introdução à obra e uma apresentação da história da equitação no nosso país. Os capítulos sequentes dizem respeito aos cavalos de raça nacional, nomeadamente o Lusitano, o Sorraia, o Soberbo Alter e o Garrano. O cavalo e a arena, as feiras tradicionais e as as escolas de equitação, também não são esquecidos neste livro.
Destacamos um capítulo sobre o Museu Nacional dos Coches, com foco no antigo Picadeiro Real. Este recinto, museu desde 1905, foi palco para vários jogos equestres e elaboradas demonstrações de cavaleiros como o famoso 4.º Marquês de Marialva, estribeiro-mor de D. José I. Considerado o melhor cavaleiro de Portugal do seu tempo.
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Century American Carriages: Their Manufacture, Decoration and Use
New York: The Museums at Stony Brook, 1987
ISBN: 0-943924-10-3
Cota: 13/2473
Edição inglesa com 174 páginas (capa mole).
Com este livro, o leitor viaja no tempo até ao século XIX para um olhar minucioso sobre este tipo de veículo de tração animal (cavalo), em condados do estado de Nova Iorque e Long Island; é notável o seu crescente uso e popularidade, dado que a industrialização permitiu a produção de melhores e mais acessíveis viaturas.
American Carriages estuda a relação cavalo-carruagem-condutor, sem deixar de examinar as proporções e a qualidade estética desses veículos, através de ilustrações coloridas de amostras de tinta e tecido e close ups de detalhes artísticos.
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Histoire de L’Equitation
SAUREL, Etienne. London: Cassel, Stock, 1971
Cota: 13/2487
Livro em francês (com ilustrações), capa dura, 445 páginas.
Trata-se de um estudo acessível até para os menos conhecedores da história da equitação, em particular do cavalo de sela, que resulta de uma assinalável pesquisa bibliográfica e vivências do autor, relacionadas com a prática equestre,
“1. “As origens – A pré-história”; 2. Da Antiguidade à Idade Média”; “3. A Renascença – Dos tempo modernos aos nossos dias”, são os três temas estruturais desta meticulosa obra composta por 32 capítulos.
Em França, a prática da equitação foi durante muito tempo restrita aos membros da corte real e aos nobres. Após a Revolução Francesa, os militares e a classe aristocrata passaram a compartilhar esta atividade. Os civis bem-nascidos, por outro lado, aprenderam a andar a cavalo, de acordo com as regras, o que lhes permitia integrar muitas das mais consideradas diversões (a caça, o passeio, o salto com obstáculos, entre outras) e consequentemente aparentar um elevado estatuto social.
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Carriages at Eight
HUGGETT, Frank E. Carriages at Eight. Cambridge: Lutterworth Press, 1979.
ISBN: 0 7188 2351 6
Cota: 13/2474
Livro em inglês (com ilustrações), capa dura, 143 páginas.
Os avanços tecnológicos e a industrialização levaram à concentração da população nas cidades, transformando as ruas inglesas numa amálgama de pessoas, carruagens e cavalos.
Carriages at Eight é um testemunho elucidativo sobre o mundo das carruagens de tração animal; os cavalos, as viaturas e quem as usava na Inglaterra Vitoriana e Eduardiana – destaca-se o uso de veículos como os clarences, caleças, vitórias, cabriolets, broughams e charabãs, que facilitavam o transporte da população de casa para locais de trabalho e entretenimento.
Contém cerca de 77 ilustrações retiradas de fontes contemporâneas.
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The Art of Portugal: 1500-1800
Robert C. Smith
London: Weidenfeld & Nicolson, 1968
Cota: 5/273
Cartonado, profusamente ilustrado. 320 páginas.
Obra de referência sobre a arte em Portugal, da autoria de Robert Smith, importante investigador do estilo barroco.
Um dos fatores que possivelmente restringiu a sua popularidade pode estar relacionado com a influência portuguesa ser mais proeminente em áreas como a arquitetura, escultura e azulejo, em comparação com a pintura, onde Itália é mais destacada.
Este volume consiste no primeiro estudo abrangente sobre o barroco lusitano, escrito em inglês, complementado por um notável conjunto de ilustrações, que tornam este livro ideal para qualquer leitor que queira conhecer melhor as diferentes expressões da arte portuguesa.
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The Horse: Through Fifty Centuries of Civilization
Presented by Anthony Dent
New York: Phaidon, 1974.
ISBN: 0-7148-1540-3
Cota: 13/7026
Cartonado. Livro em inglês, c/288 páginas. Contém bibliografia.
Durante mais de cinco mil anos, a história do cavalo esteve profundamente interligada ao ser humano. Apesar do cão ser considerado «o melhor amigo do homem», o papel do cavalo sempre foi mais vincado na civilização do que o de outros animais domesticados – era utilizado para o transporte de humanos, comércio, agricultura, guerra, desporto e lazer.
Anthony Dent, uma figura de renome nesta área, disponibiliza ao leitor esta antologia sobre a referida temática, acompanhada por ricas e detalhadas ilustrações a cores e a preto e branco. O autor começa por fazer um levantamento da «Age of the Horse» (ou Era do Cavalo), em sequência cronológica até ao início do século XX. Através de citações de documentos contemporâneos selecionados por Julian Hall, cada um deles brevemente apresentado, construindo-se assim uma obra ideal para os interessados na relação desta espécie com o ser humano.
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Tirée Par...: A Rainha D. Amélia e a fotografia.
Textos: Paulo Leme / Maria de Jesus Monge / Luís Pavão / José Alberto Ribeiro.
Lisboa: Documenta, 2016.
ISBN: 978-989-8834-22-5
Cota: 08/7190
Livro em português, capa mole, 180 páginas. Profusamente ilustrado.
O referido livro é um catálogo da exposição «Tirée par…, a Rainha D. Amélia e a fotografia», comissariada pelo fotógrafo Luís Pavão, tendo como fonte principal a coleção de fotografia do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e a coleção do Palácio Nacional da Ajuda.
Os últimos 20 anos da monarquia ficaram registados através de diversas fotografias, tiradas não só por fotógrafos profissionais portugueses, mas também pela própria família real, visível através das imagens presentes neste volume. São vários os álbuns de fotografia compilados pela Rainha Dona Amélia e pelo Rei Dom Carlos. Os subtítulos das fotografias presentes na obra, «Tirée par Maman, Tirée par Louise, Tirée par Phillipe et moi…, Tirée par le Prince, Tirée par le Marquis de Fronteira, Tirée par Benoliel, Tirée par Santos…» tornam evidente o interesse da rainha pela captação de imagem.
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The Sedan Chair in Malta – Is Suġġetta.
Nicholas de Piro. Malta: Fondazzjoni Patrimonju, 1993.
ISBN: 99909-959-0-7
Cota: 13/2423
Edição ilustrada, em inglês. Brochado, 72 páginas.
Um guia da autoria de Nicholas de Piro publicado em 1993, paralelamente com a exposição «The Sedan Chair», em Malta, sobre um meio de transporte muito utilizado tanto pela classe secular como eclesiástica desde o século XVI – A cadeirinha, ou is-suġġetta.
Este livro traça uma linha temporal e histórica sobre o uso da cadeirinha e as suas propriedades, desde a sua manufatura até à sua estética. Contém um pequeno texto introdutório sobre o Cathedral Museum, tal como fotografias das 20 cadeirinhas apresentadas na exposição.
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A History of Coachbuilding
George A. Oliver. London: Cassell, 1962.
Cota: 13/2645
Edição ilustrada, em inglês, com 216 páginas.
A construção de viaturas pode ser rastreada até dois mil anos atrás, aos antigos carros do Egito e do Oriente. No entanto, é quando o Homem se começa a “divorciar” do cavalo que se verificam algumas mudanças e evoluções no que hoje conhecemos como automóveis.
No início da década de 1940, o futuro da indústria automóvel parecia promissor. A década de 1930 trouxe inovações dramáticas, tanto na mecânica quanto no design, sendo os modelos de viaturas nesta altura mais artísticos e luxosos, representando a mudança do carro como mero meio de transporte para um símbolo de estatuto social.
George Oliver escreveu um livro que não é apenas um relato objetivo das tendências em mudança na Grã-Bretanha, no continente e nos Estados Unidos. É, também, uma obra de referência. Através do seu comentário e da partilha de factos instrutivos sobre diferentes modelos automóveis, este livro é ideal para um proprietário de carros com interesse em saber mais sobre a história do automóvel.
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Os Estaleiros H. Parry & Son e o Fracasso da Indústria Automóvel Portuguesa
ISBN: 978-989-658-355-2
Cota: 13/6945
Edição portuguesa, com 87 páginas.
José Barros Rodrigues apresenta um estudo documentado através de testemunhos e relatos sobre a abordagem dos estaleiros H. Parry & Son à criação de uma indústria automóvel, em Portugal, no início do século XX.
H. Parry & Son analisaram as experiências anteriores deste domínio, sendo o primeiro candidato a Humber Portugal, uma empresa de direito nacional formada com capitais britânicos. Criada em 1896, solicitou nesse mesmo ano às autoridades portuguesas uma patente para a produção de veículos com e sem motor. Protótipos construídos pelas empresas de Alfredo de Brito e do Conde de Burnay interessaram de tal forma H. Parry & Son que os estaleiros terão construído seis veículos para testes, em 1901.
Uma obra única e informativa, ideal para os interessados na história da indústria automóvel portuguesa.
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Família Real – Álbum de Fotografias. Eduardo Nobre & Quimera Editores, 2002.
ISBN: 972-589-088-4
Cota: 6/5239
Obra ilustrada em português, capa dura, 248 páginas.
Da autoria de Eduardo Nobre, Família Real – Álbum de Fotografias é uma obra inédita onde, pela primeira vez, são reunidas num mesmo livro centenas de fotografias referentes à vida da Família Real portuguesa, seguindo uma linha cronológica que permite aos seus leitores embarcarem numa viagem no tempo!
As impressionantes imagens captadas através do olhar de nomes de referência da fotografia portuguesa, tal como membros da própria Família Real, são acompanhadas de legendas que partilham factos e curiosidades, conferindo a esta fascinante obra um caráter mais íntimo.
Capa: fotografia de Joshua Benoliel
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O Museu Nacional dos Coches. Lisboa: IPM e Fondation Paribas, 1993.
ISBN: 2-907333-51-8
Cota: 13/2660
Edição portuguesa, ilustrada, com 128 páginas.
Este roteiro da autoria de Silvana Bessone, antiga diretora do MNC. foi produzido pelo Instituto Português de Museus (IPM), em parceria com a Fondation Paribas e o apoio de COPAPOR – Companhia Paribas de Portugal.
Citando Simonetta Luz Afonso, então diretora do IPM, na apresentação inicial do livro, “o Museu Nacional dos Coches conserva hoje uma das mais importantes e valiosas coleções do género existentes no mundo.” Através deste exemplar e da rica iconografia nele presente (composta por fotografias e ilustrações), fique a conhecer melhor a sua história e acervo. Descubra quais os tipos de viaturas presentes na coleção, desde os coches (é dado especial destaque aos Coches da Embaixada), até às liteiras e cadeirinhas.
Composto pelos seguintes capítulos – “História do Museu”, “O Picadeiro Real de Bélem – o Edifício”, “Jogos equestres”, “O coche”, “Os coches de embaixada”, “A berlinda”, “A sege, o carrinho de passeio e a carruagem”, “A liteira e a cadeirinha”, “Os cortejos” e “Os arreios”.
Contém glossário e bibliografia.
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História do Eléctrico da Carris
DIAS, Marina Tavares. História do Eléctrico da Carris. Lisboa: Quimera, 2001.
ISBN: 972-589-066-3
Cota: 11/5645
Edição bilingue (português e inglês), ilustrada, com 159 páginas.
A 31 de Agosto de 1901 deu-se a inauguração do novo sistema de tração e a primeira viagem de elétrico em Lisboa, com sentido Cais de Sodré-Algés. Nos dias de hoje, é ainda um meio de transporte em funcionamento na capital do país.
Através da iconografia presente nesta obra, composta por reproduções de postais, bilhetes, tabelas de movimento e muito mais, o leitor pode recordar os percursos iniciais destes veículos, tal como ficar a conhecer episódios caricatos que protagonizaram.
Este volume traça uma linha temporal desde os transportes que precederam o carro elétrico, passando pelos carros chegados dos Estados Unidos entre 1901 e 1904, até aos formatos adotados nas décadas de 30 e 90.
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PEREIRA, João Castel-Branco – Viaturas de Aparato em Portugal. Lisboa: Bertrand Editora, 1987
Cota : 13/2658
Livro com 96 páginas (capa dura), editada em português.
Esta obra constitui uma referência fundamental para o estudo das viaturas hipomóveis em Portugal entre os séculos XVII e XIX.
Os textos apresentados subdividem-se em cinco capítulos temáticos – 1. O Coche; 2. “Carrosses Modernes”; 3. As Entradas do Embaixadores”; 4. A Berlinda; 5. A Carruagem de Gala-, que resultam de uma investigação rigorosa e detalhada alicerçada por referências bibliográficas, gravuras, pinturas e fotografias de época.
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BASTO, António Ferreira Pinto – Viagens por terra com el-Rei D. Carlos: 1895-1905. – Lisboa: Chaves Ferreira-Publicações, 1997
ISBN: 978-972-9402-30-2
Cota : 06/6868
Livro com 143 páginas (capa dura), editado em português, que contém memórias escritas e ilustradas pelo comandante António Aloísio Jérvis de Atouguia Ferreira Pinto Basto (1862-1946) referentes à atividade diplomática de D. Carlos durante as suas viagens por terra, entre 1895 e 1905.
Trata-se de um diário inédito de quem viveu, passo a passo, os momentos históricos da intensa vida diplomática do Rei D. Carlos por várias nações da Europa.
A presente obra foi escolhida para a exposição Best Designed Book From All Over the World – 1997 – Stiftung Buchkunst, em Frankfurt.
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Voitures, chevaux et attelages.: Du XVIème au XIXème siècle Relié / De Collectif (Auteur), Daniel Roche (Auteur). Édité par Art équestre de Versailles ; 2002
ISBN: 2-91 3018-01-7
Cota : 13/2424
Obra com 366 páginas (capa dura), editada em francês.
Este livro dividido em quadro capítulos temáticos (1. Viaturas utilitárias, viaturas de aparato; 2. Viaturas de Arte e efémeras; 3. Cavalos e utensílios; 4. Guia dos museus e coleções de viaturas hipomóveis na europa) – contém vários textos de especialistas com renome internacional, entre os quais, os portugueses, Silvana Bessone e João Castel-Branco Pereira.
Desde a Idade Moderna à Contemporaneidade, iniciada com a Revolução Francesa (1789), a relação entre cavalos e carruagens desempenhou um importante papel. A conservação e a compreensão das viaturas hipomóveis fomentadas pelo importante papel dos museus de carruagens, encontram nesta obra a síntese perfeita, que se traduz nas investigações e imagens apresentadas
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Roulez carrosses ! : Le château de Versailles à Arras / Béatrix Saule, Jean-Louis Libourel, Hélène Delalex, Edité par Flammarion. Paris ; Skira – 2012
ISBN: ISBN 978-2-08127-817-2
Cota : 13/6968
Catálogo de 255 páginas (capa dura), editado em francês e inglês, que resultou da primeira grande exposição em França dedicada a viaturas hipomóveis com relevância histórica.
Organizada pelo Palácio e pelo Domínio Nacional de Versalhes e em parceria com a região de Norte-Pas-de-Calais e a cidade de Arras, esta exposição teve lugar no Museu de Belas Artes de Arras, em 2012 e 2013.
Através deste livro primorosamente ilustrado e relatado por eminentes historiadores, os amantes de belas viaturas são levados a descobrir, entre outras obras-primas, o carácter distinto e luxuoso de carruagens cerimoniais, desde a “Carrosse Moderne” inventada no reinado de Luís XIV até às viaturas gala da Presidência da República, numa época em que a arte da carroçaria francesa estava no auge.
A título de exemplo, destacamos nesta obra, as viaturas de passeio dos filhos de Luís XVI, as berlindas usadas no casamento de Napoleão, o carro funerário de Luís XVIII, a carruagem para Coroação de Carlos X,… Outras obras-primas, entre as quais a série de pinturas de Van der Meulen contribuem para uma melhor compreensão de vários acontecimentos dinásticos e costumes da corte francesa.
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DESTAQUE DE OUTUBRO:
BRASÍLIA, da utopia à Capital = BRASÍLIA : From Utopia to Capital — Brasília : Artetude, 2022. 392 p. : il, fots, gravs.
ISBN: 978-65-5676-054-4 1.
Cota : 17/7231
Edição de 400 páginas, capa dura e bilíngue (português e inglês), que resulta da exposição “Brasília – Da Utopia à Capital”, apresentada em 12 países, ao longo de 10 anos, entre os quais: Espanha, Argentina, Chile, Índia, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido Itália.
Em setembro de 2022, no âmbito das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do 62º aniversário de Brasília, realizou-se no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, a inauguração desta exposição bem como o lançamento do respetivo catálogo.
O livro BRASÍLIA, da utopia à Capital = BRASÍLIA : From Utopia to Capital, agora com o subtítulo Brasília Céu Aberto, editado em formato virtual, reúne um icónico acervo que mostra o que há de melhor na recente história da arte brasileira. Trata-se de um projeto que resgata, de forma clara e efetiva, um acesso mais amplo e democrático às artes e à cultura.
Na atual edição participaram mais de 40 artistas que fizeram, ou fazem parte da história de Brasília, tais como: os fotógrafos Ake Borgulund, Raymond Frajmundi e Rui Faquini. Esta apresenta um capítulo especial dedicado a criação da Coleção Brasília – acervo Izolete e Domício Pereira, casal pioneiro da capital, que reuniu ao longo de cinco décadas um acervo icónico sobre a história de uma cidade que nas palavras da curadora Danielle Athayde “nasceu de sonho, de utopia e garra. Muita garra!”
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DESTAQUE DE SETEMBRO:
BESSONE, Silvana, coord., De Picadeiro a Museu de Museu a Picadeiro : Lisboa, IPM e MNC, 1995
COTA : 13/5130
O Catálogo da exposição comemorativa do 90º aniversário do Museu Nacional dos Coches, patente neste museu, de 23 de maio a 31 de dezembro de 1995.
“A Nobre Arte da Cavalaria; O Picadeiro Real; O Último Torneio à Antiga; O Cavalo de Alter; De Picadeiro a Museu; 1905-1995 90 Anos de História; As Colecções; As Atividades do Museu; Catálogo; Biografias; Cronologia e Bibliografia” constituem os capítulos desta publicação de referência no âmbito da história e das coleções do MNC.
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DESTAQUE DE AGOSTO:
PEREIRA, João Castel-Branco (2020) – O Rococó nas viaturas de gala em Portugal. Artis: Revista de História da Arte e Ciências do Património. 7/8, pp. 114-123
ISBN : 979-989-658-690-4
Cota : 19/7217
O artigo de J. Castel-Branco Pereira intitulado “O Rococó nas Viaturas de Gala em Portugal” encontra-se estruturado em torno de três linhas temáticas – “O tempo antes do Rococó; As viaturas rococó em Portugal; Da fantasia rococó ao rigor neoclássico” –, que permitem conhecer a evolução artística ocorrida entre as últimas manifestações do estilo Barroco e a plena aceitação do Neoclassicismo.
A sumptuária e o luxo, moldados na Corte de Versalhes foram replicados por D. João V que os utilizou em privado e em afirmações públicas do seu poder, num tempo em que a ostentação da riqueza era o sinal mais visível dessa realidade. Disso, é exemplo, o aparato criado para a “Cerimónia da Troca das Princesas”, em 1729, que comprova a predileção por produções artísticas mais modernas, evidente nas berlindas rococó então encomendadas.
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DESTAQUE DE JULHO:
Primeira pedra: 2016-2022 = First Stone: 2016-2022
Caderno Informativo produzido no âmbito da exposição, com o mesmo nome, atualmente patente no MNC, que dá a conhecer entre outros aspetos, a narrativa e os intervenientes do projeto “Primeira Pedra 2016/2022.
Esta obra encerra um ciclo de seis anos de trabalho e de investigação na área da cultura contemporânea que gerou mais de 70 obras originais em pedra portuguesa desenhadas por 36 autores de 15 países e feitas pela indústria e artesãos nacionais. Uma convocação dirigida às artes plásticas, à arquitetura e ao design e ao seu poder transformador.
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DESTAQUE DE JUNHO:
Miniaturas de Coches e Charretes de José Cortes: exposição Centro Cultural de Lagos: 27 Out. – 29 Dez. 2018/ Sara Coelho
Cota : 13/7173
Conheça o catálogo de fotografias de um trabalho de perícia e arte desenvolvido por José Cortez e que foi exposto com apoio da Câmara Municipal de Lagos, no ano de 2018, no Centro Cultural de Lagos. Com textos de Sara Coelho e fotografia de Francisco Castelo.
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DESTAQUE DE MAIO:
Rainha D. Amélia : uma biografia. – José Alberto Ribeiro
ISBN : 978-989-626-472-7
Cota: 06/7075
Amada por uns, odiada por outros, D. Amélia de Orleães, a última rainha de Portugal, viveu num mundo em grandes transformações políticas, sociais e culturais. Princesa de França, mas portuguesa de coração, assistiu ao assassinato do marido e do filho, príncipe herdeiro, a tiro de carabina em pleno Terreiro do Paço e ao fim da monarquia num país que a havia acolhido com entusiasmo. Rumou ao exílio primeiro em Inglaterra depois em França, viveu a Primeira Guerra Mundial, resistiu contra a ocupação nazi, recusando deixar o país que a acolhera e que também era seu. Contudo, apesar da tragédia que marcou o seu quotidiano, D. Amélia orientou a sua vida pela divisa que escolheu para si: Esperança. José Alberto Ribeiro, ex-Diretor da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (atual Diretor do Palácio Nacional da Ajuda), um apaixonado pela figura desta rainha alta e de personalidade forte, trouxe-nos uma biografia reveladora de factos e acontecimentos até agora ignorados ou silenciados sobre a sua vida. Após anos de pesquisa em arquivos nacionais e estrangeiros, nomeadamente no Arquivo Nacional de França, em Paris, da leitura dos diários privados da rainha, escritos ao longo de 65 anos, desde que chegou a Portugal até ao fim dos seus dias, o autor reconstituiu a vida e o quotidiano de D. Amélia. Da sua infância, passando pelo seu casamento, a relação com D. Carlos e com os filhos de quem sempre foi uma mãe extremosa, os dias comuns e os dias de grande gala, os seus gostos, a sua curiosidade pelas novidades da ciência, pela cultura e as suas ações de solidariedade, passando pelos seus desencantos e tristezas, o exílio forçado, o calvário da morte de mais um filho, D. Manuel, as questões de sucessão do trono português, e a sua relação de correspondência com António de Oliveira Salazar que a convida a visitar Portugal. A rainha deixou expresso que após a sua morte estes diários deveriam ser queimados, o que não veio acontecer. José Alberto Ribeiro foi o único historiador a ter acesso, na sua totalidade, a estes diários, bem como a um conjunto de imagens desconhecidas que são reproduzidas nesta biografia de 2013 amplamente ilustrada. D. Amélia morre a 25 de outubro de 1951, na sua cama gravada com as armas de França e dos Bragança. Tinha então 86 anos. As suas últimas palavras foram: «Levem-me para Portugal, adormeço em França mas é em Portugal que quero dormir para sempre. No presente, Deus está comigo.»
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DESTAQUE DE ABRIL:
Museus do Exército em Portugal : história cultura e memórias = Portuguese Army Museums : history culture and memories / Augusto Moutinho Borges; fot. Luís Chaves ; trad. David Michael Greer.
ISBN 978-989-8614-55-1
Cota: 10/6936
O presente livro sobre os Museus do Exército em Portugal incide na história edificada dos imóveis onde se encontram e na salvaguarda do seu património museológico, pois reúne, numa só obra, a globalidade patrimonial e espólio existente nos referidos museus. Não pretende inventariar peças mas sim permitir ao leitor desenvolver uma análise sobre o património, a cultura e as memórias castrenses à salvaguarda do Exército de Portugal, como herdeiros de um passado, que sabe honrar a história militar.
Portuguese Army Museum focuses on the history of the buildings housing the museum heritage of the Portuguese Army, since it brings together in a single work, all the heritage and collections safeguarded in these museums. The aim of the volume is not to inventory, the various pieces, but to allow the reader to develop an understanding of the heritage, culture and military memories of the Portuguese Army heirs of this past who know how to honor military history.
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DESTAQUE DE MARÇO:
História do Caminho-de-Ferro; vida de um ferroviário/ António Reinaldo Mendes
ISBN: 978-972-770-684-6
Cota: 11/7027
O homem vive, nos nossos dias, a uma velocidade alucinante, movido pelas exigências de uma sociedade moderna. Isso implica, necessariamente, uma grande e rápida mobilidade de pessoas e bens e, como tal, a optimização de infra-estruturas de transportes. O desenvolvimento de um país é fortemente condicionado pelo grau de desenvolvimento da sua rede de transportes. Conhecer a evolução de um determinado meio de transporte e as suas características é reviver o passado. Ao longo deste livro, o autor propõe-se a fazer uma incursão sobre a história do caminho-de-ferro, em Portugal, nas suas múltiplas vertentes, abordando, entre outros, os seguintes temas: a sua origem, a rede ferroviária activada e desactivada, as pontes, os túneis, as estações, o material circulante, a sinalização e o controlo da circulação, a organização dos serviços, a manutenção da via e do respectivo material circulante, os troços electrificados, o transporte de passageiros e de mercadorias, o serviço de correios e a componente social de apoio das companhias ferroviárias aos seus trabalhadores. Este livro retrata fundamentalmente o caminho-de-ferro, em Portugal, no período em que autor exerceu a sua profissão. O texto reflecte a conjugação entre a sua experiência profissional com a pesquisa que foi realizando ao longo dos anos.
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DESTAQUE DE FEVEREIRO:
Bairros : dois séculos de música ; a história, a tradição, a cultura de um povo / coord. Manuel Carvalho : textos Rodrigo Pereira, Adário Sousa.
Cota: 08/7161
Castelo de Paiva, e em especial Bairros, freguesia famosa pelo seu vinho verde promove nesta obra a Banda Marcial de Bairros, uma agregação que divulga a cultura do Concelho desde o século XIX.
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DESTAQUE DE JANEIRO:
Museu Nacional dos Coches : guia: uma colecção única no mundo que nos trnsporta no tempo / coord. Silvana Bessone : textos Paula lopes, Maria Ana Bobone, Carlos Bártolo ; fot. António lanceiro … [et al.].
Cota: 13/7162
Conheça a mais importante coleção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX.
Disponível em português, inglês, francês, espanhol e mandarim e árabe.
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